Dupla Gre-Nal



Paixão tricolor

Cacalo: as sábias palavras de Roger após a eliminação do Grêmio na Copa do Brasil

A principal declaração é a de que o time não pode se habituar a perder

03/03/2022 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail

 

Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Roger tem a missão de implantar um espírito vencedor no grupo

Depois do jogo contra o Mirassol, numa atuação apagada do time gremista, me dispus a ouvir as entrevistas coletivas. A que mais me chamou a atenção foi a do técnico Roger, que expôs colocações muito interessantes, que nem diziam respeito a tática ou ao  jogo em si. 

Abordou a questão emocional dos atletas de forma muito apropriada. Desde o final da temporada passada, tenho me manifestado sobre o espírito que deve ter uma equipe de futebol. Manter um espírito perdedor não ajuda absolutamente nada a uma equipe que pretende buscar uma forte recuperação. Traduzindo, quis dizer, que embora eventualmente sejam bons  profissionais, aqueles que aceitam pacificamente as derrotas e não reagem deveriam deixar o clube. 

E nisso incluo vários setores do departamento de futebol. O Grêmio pouco fez neste sentido. Profissionais participantes ativos no ano passado, mesmo com a queda para a Segunda Divisão, continuaram no clube. E devem ter estendido ao vestiário este espírito perdedor, repito, mesmo que sejam bons profissionais. 

Espírito vencedor

Pois agora, o técnico Roger, experiente, competente, vivido em vestiário, disse com outras palavras aquilo que venho afirmando há tempo. "Não podemos nos habituar a perder". Penso que a reação vai começar por Roger, um ganhador em futebol. A questão não é somente jogar futebol, mas ter espírito vencedor, não se conformar com derrotas e buscar a força reativa histórica do tricolor.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias