Bora sextar
Luciano Périco: o Brasil projeta tanque cheio contra a Croácia
Seleção volta a campo no Catar na sexta-feira (6), ao meio-dia, pelas quartas de final
Depois de bater Coreia do Sul de forma categórica na última segunda-feira (6), o dia seguinte da Seleção Brasileira foi de uma baita notícia. Alex Sandro pode ser a grande novidade para encarar a Croácia pelas quartas de final da Copa, na sexta-feira (9). A recuperação da lesão muscular do lateral-esquerdo parece estar acontecendo mais rapidamente do que se esperava.
Com isso, Tite terá a oportunidade de repetir a escalação que estreou aqui no Catar contra a Sérvia. O duelo contra a Suíça teve desfalques. Já na derrota contra Camarões, os titulares foram preservados.
Há um ponto de atenção para o Brasil no próximo duelo da próxima fase. Éder Militão, Fred e Bruno Guimarães, que até serão reservas, estão pendurados com um cartão. Depois, os amarelos zeram. Uma boa medida da Fifa desde 2006 para evitar o esvaziamento de grandes jogadores nas partidas na fase mais decisiva.
Baita zebra
O Marrocos é a grande surpresa na Copa do Catar. Nos pênaltis, despacharam a Espanha para a casa mais cedo. Prova clara de que favoritismo precisa ser comprovado dentro das quatro linhas.
A jovem equipe comandada por Luis Henrique não encontrou alternativa durante os 90 minutos, mais todo o tempo da prorrogação. Na decisão por pênaltis, a gurizada da Fúria sentiu a pressão. A falta de objetividade e o excesso de trocas de passes foram o grande crime cometido pelos espanhóis.
Por outro lado, os marroquinos foram verdadeiros leões em campo, dividindo cada bola como se fosse a última. Destaque para Ziyech e Boufal, que infernizaram a defesa adversária. Pela primeira vez, a seleção africana está nas quartas de final de um Mundial. Não dá para dizer que houve injustiça com a Espanha, que pintou bem na Copa fazendo 7 a 0 na estreia contra Costa Rica e vai embora sem deixar saudades.
Sexteto
O técnico Fernando Ramos surpreendeu ao deixar Cristiano Ronaldo no banco de reservas para enfrentar a Suíça. A decisão do treinador, que pareceria uma loucura, acabou se justificando com os três gols marcados por Gonçalo Ramos. O jovem centroavante fez a galera relevar a ausência do craque da camisa 7.
O experiente Pepe deixou a sua marca no placar, fazendo um belo gol de cabeça. Raphael Guerreiro também fez. E Rafael Leão fechou o sexteto. Akanji ainda descontou. CR7 só entrou com o jogo decidido. Os portugueses avançaram com uma tranquilidade surpreendente para as quartas de final. Vão encarar a zebra Marrocos. É inegável, que o favoritismo é todo da equipe europeia. Mas os marroquinos já mostraram que não vieram apenas passear no Catar.