Olimpíada 2012
Diário em Londres: Sem luxo
Acompanhe os Jogos com Zé Alberto Andrade e Luciano Périco
Tinha razão o presidente do Comitê Organizador dos Jogos quando em 2008, na China, admitiu que a capital inglesa não teria a grandiosidade mostrada em Pequim. O ex-atleta Sebastian Coe se referia às instalações, algo que os chineses fizeram gastando
bilhões e dotando o parque olímpico de estádios e ginásios moderníssimos e permanentes.
Na Inglaterra, o que se vê é uma concepção mais pragmática e menos luxuosa. Praticamente todas as instalações são provisórias, feitas com arquibancadas desmontáveis, ao estilo Carnaval no Porto Seco. A estética muitas vezes é deixada de lado e não se compara ao que havia na China. A partir deste sábado, porém, poderá ser visto o lado mais importante, o do funcionamento dos chamados equipamentos.
Vizinhos
O gaúcho Murilo, da seleção de vôlei, é um caso raro de quem é vizinho da própria mulher. Casado com a jogadora Jaqueline, da seleção feminina, está alojado no mesmo prédio, mas em andar diferente do dela na Vila Olímpica.
- De vez em quando a gente desce para conversar, mas isso é raro. Não dá tempo para
desenvolver um assunto nosso - conta.
Sobre a possibilidade de dar passadinha um no quarto um do outro, Murilo afasta a
hipótese:
- Mesmo que haja vontade, numa situação dessas é invasão de privacidade.
Tristeza
A gaúcha Adrian Gomes comoveu a todos que acompanharam sua entrevista após o corte da equipe de ginástica. Ao chegar, ela pediu desculpas por estar usando óculos escuros em função de ter chorado muito depois da comunicação de que não disputaria a Olimpíada.
Se manteve sóbria, com respostas claras até o momento em que foi perguntada sobre a torcida pela substituta Harumi de Freitas. Aí desabou. Chorou bastante, disse que está torcendo muito pela companheira, mas não garantiu que vá permanecer em Londres:
- Não sei se terei cabeça para acompanhar. Posso acabar chorando novamente e isso não será bom nem para mim e nem para as meninas.
Após falar com a imprensa, outra decepção: ao tentar retornar para a Vila Olímpica, foi barrada pela segurança pois o código de sua credencial já estava anulado. Adrian definitivamente estava fora dos Jogos Olímpicos.
Via expressa
Os ingleses mais estressados encontram no metrô, chamado em Londres de underground, uma forma de exercitar a sua impaciência com as pessoas que circulam nas escadas rolantes. Como cada degrau é largo, quem quiser seguir o ritmo da
máquina, paradinho para não cansar, tem que se postar do lado direito da escada, deixando o lado esquerdo liberado aos apressadinhos. Há placas indicando a postura
nas escadas rolantes. Ficou parado do lado errado, dá crise! Certamente vai se ouvir um resmungo mal humorado de um inglês, que certamente está na correria para tirar
o pai da forca.
Vai um gelinho?
Os londrinos definitivamente não são preparados para o calor. A temperatura tem
chegado aos 30ºC há praticamente uma semana, com muito sol, o que é algo raro até no verão. Mesmo não sendo intenso como os calorões que conhecemos de Porto Alegre, fica difícil de suportar alguns ambientes como o metrô lotado ou o ônibus sem
ar-condicionado. Isso sem falar que as bebidas - cervejas e refrigerantes - nunca estão geladas o suficiente para o paladar brasileiro. O negócio, pelo menos com o refri, é pedir gelo, num bom inglês:
- Ice, please (gelo, por favor).
El gaucho
Só há um jogador gaúcho atuando no torneio masculino de futebol da Olimpíada, e
não é pela Seleção Brasileira. Matias Aguirregaray, volante do Uruguai é de Porto
Alegre e tem 23 anos. Ele é filho do ex-zagueiro Oscar Aguirregaray e nasceu quando seu pai jogava no Inter, no final dos anos 80. Curiosamente, na seleção de Mano Menezes não há nenhum jogador nascido no Rio Grande do Sul.
O pub e o bolso
Quem vai num pub inglês tem que preparar o bolso. Tudo custa muito caro para o nosso
padrão. No The Rocket, um dos visitados de Londres, para tomar um copo de cerveja de
500ml, o consumidor vai desembolsar 3,85 libras ou R$ 12,09.
Se um cara ainda pedir algo para o tira gosto, como, por exemplo, uma linguicinha
com molho, acompanhada de uma camada de purê de batata, desembolsa mais 7,95
libras - R$ 24,96.
E um detalhe: a grande maioria para de vender bebidas alcoólicas a partir da meia-noite.
Contramão
Londres é a terra da mão invertida. Circular por aqui exige atenção total dos visitantes. Como é essa loucura? O trânsito na direção oposta de quem dirige vem pelo lado direito. O jeito é ficar de olho vivo. As paradas de ônibus e a sinalização se situam à esquerda das vias. O negócio é colocar os neurônios em dia e se acostumar com a tradição inglesa.
Canecão
Uma galera brasileira esteve reunida acompanhando a estreia do time de Mano Menezes nos Jogos Olímpicos em um pub londrino com cara de Brasil. O Canecão, localizado no bairro de Camden Town, é reduto da turma que deixou o país para tentar a vida por aqui.
No cardápio do bar não faltam caipirinha, feijoada, aipim frito, coxinha de galinha e outras especialidades da culinária brasileira. Gente de todos os cantos do Brasil festejou o resultado, porém ficou desconfiada com o desempenho da equipe no segundo tempo.
Medalha de ouro
Oscar - Em alta na Inglaterra pelo acerto milionário com o Chelsea, foi o melhor em campo na estreia com vitória da Seleção Brasileira no futebol olímpico.
Medalha de lata
Seleção de futebol da Espanha - Fez fiasco na abertura do torneio olímpico. Apontada como favorita, levou um baile do Japão. Perdeu por 1 a 0, mas merecia ter sido goleada.