Olimpíadas
Ex-beatle embala abertura dos Jogos Olímpicos
Ainda envolta em mistério, a cerimônia de inauguração da Olimpíada de Londres deverá ter Paul McCartney, entre outras atrações, para embalar os atletas

A organização dos Jogos de Londres faz mistério. A cada ensaio oficial, a segurança reforçada na região de Stratford tem a missão de impedir o vazamento de informações sobre a cerimônia de abertura, que acontece hoje, às 17h.
A abertura foi planejada pelo cineasta Danny Boyle (dos filmes Quem Quer Ser um Milionário?, Trainspotting e 127 Horas) e está orçada em 27 milhões de libras (R$ 85 milhões).
Inspirada na peça A Tempestade, de William Shakespeare, a cerimônia vai destacar o passado da Inglaterra. Além da encenação, informações dão conta da presença de Paul McCartney, cantando o sucesso dos Beatles Hey Jude. Mas o ex-beatle não será a única atração musical.
- 4 bilhões assistirão pela tevê
Trechos de outras 84 músicas serão tocados. A própria rainha Elizabeth II deve participar da encenação, transformando James Bond, o agente 007, em "sir", num rápido filme já produzido. O papel de James Bond, será do ator Daniel Craig.
A expectativa é de que 80 mil pessoas compareçam à cerimônia, que deve ser vista na tevê por 4 bilhões de pessoas ao redor do planeta.
Mas os segredos da abertura só serão conhecidos quando, comandados pelo Big Ben e por um sino de 27 toneladas no Estádio Olímpico, todos os sinos do Reino Unido baterão em uníssono durante três minutos, anunciando o começo dos Jogos.