Jogos Olímpicos
O Diário em Londres: Manas
Acompanhe os Jogos com Zé Alberto Andrade e Luciano Périco
Em frente à Vila Olímpica há um Shopping Center, o maior da Europa. Em horários de folga não há como os atletas resistirem à tentação. Foi lá que passearam as ginastas gaúchas Daiane dos Santos e Adrian Gomes.
Fisicamente parecidas, elas são invariavelmente tratadas como irmãs e acabam se divertindo com a confusão. Assim aconteceu durante o passeio que rendeu sacolas recheadas. Foi difícil, especialmente para Daiane, ter sossego pois há muitos brasileiros circulando por lá. Ela ficou espantada:
- O que tem de gente do Brasil aqui é uma barbaridade... Nunca imaginei isso.
Ela está na sua terceira Olimpíada, enquanto Adrian está estreando. As duas participarão com a equipe brasileira da prova-teste no próprio ginásio da Olimpíada na próxima quinta-feira.
Chef
Uma presença surpreendente no treino do handebol feminino no ginásio do Crystal Palace na terça-feira. Em pleno meio-dia, a chef de cozinha da delegação brasileira, a gaúcha Roberta Sudbrack, estava na quadra. Tranquila, garantindo que o cardápio estava sob controle, e os alimentos feitos com esmero e bem temperados, tudo pronto para os atletas no refeitório.
Porto-alegrense, Roberta hoje mora no Rio, mas durante anos comandou a cozinha no Palácio do Planalto, nos tempos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Lembrando das raízes, prometeu ao também gaúcho Marcus Vinícius Freire, superintendente do COB, que até o final da Olimpíada vai providenciar um carreteiro.
Gentileza
A paranoia com a segurança não chega a ser aquilo que se esperava, pelo menos no comportamento dos policiais. Na Vila Olímpica os militares chegam a posar para fotos, seja com os populares ou pedindo para serem fotografados com o leão Pride (orgulho em inglês), simpático mascote da equipe britânica. Por enquanto, só sorrisos das autoridades.
Só love
Sucesso na Vila Olímpica é a floricultura. Na tenda montada e atendida por Lauren Probet as orquídeas são as preferidas, mas há outras variedades de plantas. A florista conta que a procura é grande e que a previsão é de aumentar muito a venda com a maior convivência entre os atletas.
- Os romances acontecerão mais na segunda semana, mas já há sinais de muitos namoros nestes primeiros dias - comenta Lauren.
Uma orquídea custa em média 20 libras - aproximadamente R$ 66.
Na linha
Londres botou a Olimpíada nos trilhos. O transporte ferroviário, seja nos trens convencionais, nos de alta velocidade ou no metrô é uma garantia de agilidade para se locomover na cidade. Os londrinos já têm isto como hábito, mas a família olímpica está conhecendo agora algo que em edições anteriores não havia.
Só que de vez em quando há problemas. Uma ameaça de greve na quinta-feira e "questões técnicas" surgidas ontem criaram apreensão e inconcebíveis atrasos. Houve até empurra-empurra na estação. Foi uma espécie de "momento Trensurb".
007
James Bond será uma atração Olímpica. Interpretado pelo ator Daniel Craig, o mesmo dos dois últimos filmes da série, o agente 007 aparecerá na cerimônia de abertura, devendo receber ordens da rainha Elisabeth II para mais uma missão especialíssima.
Olho nele
Diego Hypólyto tem mais nome, mais títulos, mais experiência e boas chances de medalha na ginástica artística. Os especialistas, porém, garantem que ele desta vez não está sozinho nas possibilidades.
Arthur Zanetti, 22 anos, paulista de São Caetano do Sul, é apontado como provável medalhista. Com seu 1,56m, Zanetti é especialista nas argolas e ocupa a segunda posição no ranking mundial no aparelho. Tranquilo, garantindo que não se afetará pela estreia em Olimpíada faz trabalho permanente com uma psicóloga há oito anos, gosta de colocar frases e citações nas redes sociais e é fã de Bernardinho, técnico da seleção de vôlei, cujo livro Transformando Suor em Ouro é o seu preferido.
Medalha de ouro
Pride - Um simpático leão branco com alguns desenhos com as cores britânicas é o mascote da equipe olímpica da Grã-Bretanha. Está fazendo muito sucesso e rivaliza ameaçadoramente com o mascote oficial dos Jogos, o futurista Wenlock.
Medalha de lata
Rafael Cabral - O goleiro deu azar. Machucado no cotovelo está fora da Olimpíada.