Copa 2014



Pela primeira vez

Com gol de pênalti no fim, Grécia garante classificação às oitavas de final

Giorgos Samaras sofreu a falta dentro da área, ele mesmo bateu e definiu a classificação dos europeus: 2 a 1 para a Grécia

24/06/2014 - 19h07min

Atualizada em: 24/06/2014 - 19h07min


Samaras sofreu e bateu o pênalti que garantiu a Grécia nas oitavas de final
Foto: Aris Messinis/AFP

No final da partida, os marifinenses tentaram se defender com todas as forças. Mas, aos 46 minutos da etapa final, o árbitro Carlos Vera apontou para a marca do pênalti. Samaras bateu à meia altura, no canto esquerdo do goleiro, que não conseguiu chegar na bola. A Grécia fez o tento derradeiro e eliminou os africanos, garantindo-se pela primeira vez na segunda fase do Mundial.

COPA DO MUNDO, GRUPO C, 24/6/2014

GRÉCIA - 2

ARIS MESSINIS / AFP
Com gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, Grécia vai às oitavas de final pela primeira vez

Com um gol de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, Giorgos Samaras garantiu a Grécia nas oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez na história. A vitória dos gregos por 2 a 1 deixou a equipe na segundo posição do grupo C, atrás da seleção colombiana, que venceu o Japão nesta terça-feira. Com isso, o time europeu enfrenta a Costa Rica na próxima fase da competição.

Veja os lances e estatísticas da partida
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Confira a tabela completa do Mundial

O jogo

O meia Andreas Samaris saiu do banco de reservas para marcar o primeiro gol da Grécia no Mundial. Depois de um erro do volante marfinense Tioté, o jogador que entrou na partida no lugar de Kone, aos 12 minutos da primeira etapa, puxou o contra-ataque, tabelou com Giorgos Samaras, invadiu a área em velocidade e finalizou na saída do goleiro: 1 a 0 para a Grécia, que foi às redes pela primeira vez na Copa do Mundo no Brasil.

Até sofrer o gol, no final do primeiro tempo, a seleção da Costa do Marfim, que estava melhor no jogo, pareceu se abater. O time liderado por Didier Drogba era quem tinha a posse de bola e buscava as jogadas ofensivas, mas um erro individual, aliado a efetividade do ataque grego, deram a vitória parcial após os primeiros 45 minutos jogados na Arena Castelão.

Na segunda etapa do jogo, a história que se desenhava era a mesma do primeiro tempo: os marfinenses tinham a bola, buscavam o ataque, mas a falta de precisão nas finalizações e alguns erros de passe oportunizavam contra-ataques perigosos para a Grécia, que teve as melhores oportunidades da partida, cheando a colocar três vezes a bola na trave.

Aos 28 minutos do segundo tempo, Bony marcou o gol de empate, que garantia a classificação dos africanos às oitavas de final da Copa do Mundo. O gol saiu após uma boa jogada de Kalou, que deu um lindo passe para Gervinho na ponta esquerda da área, o camisa 10 fez um passe rasteiro, para o meio, e Bony tocou para dentro da meta.

Karnezis (Glykos 23'/1ºT); Sokratis, Manolas, Torosidis, Holebas; Maniatis, Kone (Samaris 12'/1ºT), Karagounis (Gekas '32/2ºT); Christodoulopoulos, Salpingidis, Samaras

Técnico: Fernando Santos

COSTA DO MARFIM - 1

Barry; Bamba, Kolo Touré, Aurier, Boka; Tioté (Bony '15/2ºT), Serey Die, Yaya Touré, Kalou; Gervinho (Giovanni Sio '38/2ºT), Drogba (Diomandé '34/2ºT)

Técnico: Sabri Lamouchi

Gols: Andreas Samaris (G), aos 42 minutos do primeiro tempo, Wilfried Bony (C), aos 28 minutos da segunda etapa e Giorgos Samaras (G), aos 47 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Drogba (C), Kalou (C), Serey Die (C)

Arbitragem: Carlos Vera (EQU), auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero (EQU)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa:

Android
IOS

* ZH Esportes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias