Pela primeira vez
Com gol de pênalti no fim, Grécia garante classificação às oitavas de final
Giorgos Samaras sofreu a falta dentro da área, ele mesmo bateu e definiu a classificação dos europeus: 2 a 1 para a Grécia
Samaras sofreu e bateu o pênalti que garantiu a Grécia nas oitavas de final
Foto: Aris Messinis/AFP
No final da partida, os marifinenses tentaram se defender com todas as forças. Mas, aos 46 minutos da etapa final, o árbitro Carlos Vera apontou para a marca do pênalti. Samaras bateu à meia altura, no canto esquerdo do goleiro, que não conseguiu chegar na bola. A Grécia fez o tento derradeiro e eliminou os africanos, garantindo-se pela primeira vez na segunda fase do Mundial.
COPA DO MUNDO, GRUPO C, 24/6/2014
GRÉCIA - 2
Com um gol de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, Giorgos Samaras garantiu a Grécia nas oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez na história. A vitória dos gregos por 2 a 1 deixou a equipe na segundo posição do grupo C, atrás da seleção colombiana, que venceu o Japão nesta terça-feira. Com isso, o time europeu enfrenta a Costa Rica na próxima fase da competição.
Veja os lances e estatísticas da partida
Leia todas as notícias sobre Copa 2014
Confira a tabela completa do Mundial
O jogo
O meia Andreas Samaris saiu do banco de reservas para marcar o primeiro gol da Grécia no Mundial. Depois de um erro do volante marfinense Tioté, o jogador que entrou na partida no lugar de Kone, aos 12 minutos da primeira etapa, puxou o contra-ataque, tabelou com Giorgos Samaras, invadiu a área em velocidade e finalizou na saída do goleiro: 1 a 0 para a Grécia, que foi às redes pela primeira vez na Copa do Mundo no Brasil.
Até sofrer o gol, no final do primeiro tempo, a seleção da Costa do Marfim, que estava melhor no jogo, pareceu se abater. O time liderado por Didier Drogba era quem tinha a posse de bola e buscava as jogadas ofensivas, mas um erro individual, aliado a efetividade do ataque grego, deram a vitória parcial após os primeiros 45 minutos jogados na Arena Castelão.
Na segunda etapa do jogo, a história que se desenhava era a mesma do primeiro tempo: os marfinenses tinham a bola, buscavam o ataque, mas a falta de precisão nas finalizações e alguns erros de passe oportunizavam contra-ataques perigosos para a Grécia, que teve as melhores oportunidades da partida, cheando a colocar três vezes a bola na trave.
Aos 28 minutos do segundo tempo, Bony marcou o gol de empate, que garantia a classificação dos africanos às oitavas de final da Copa do Mundo. O gol saiu após uma boa jogada de Kalou, que deu um lindo passe para Gervinho na ponta esquerda da área, o camisa 10 fez um passe rasteiro, para o meio, e Bony tocou para dentro da meta.
Karnezis (Glykos 23'/1ºT); Sokratis, Manolas, Torosidis, Holebas; Maniatis, Kone (Samaris 12'/1ºT), Karagounis (Gekas '32/2ºT); Christodoulopoulos, Salpingidis, Samaras
Técnico: Fernando Santos
COSTA DO MARFIM - 1
Barry; Bamba, Kolo Touré, Aurier, Boka; Tioté (Bony '15/2ºT), Serey Die, Yaya Touré, Kalou; Gervinho (Giovanni Sio '38/2ºT), Drogba (Diomandé '34/2ºT)
Técnico: Sabri Lamouchi
Gols: Andreas Samaris (G), aos 42 minutos do primeiro tempo, Wilfried Bony (C), aos 28 minutos da segunda etapa e Giorgos Samaras (G), aos 47 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Drogba (C), Kalou (C), Serey Die (C)
Arbitragem: Carlos Vera (EQU), auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero (EQU)