Hat-trick
Shaqiri faz três, Suíça goleia e avança para enfrentar a Argentina
Atacante do Bayern de Munique foi o destaque na partida que garantiu a classificação da Suíça para as oitavas de final
Com uma exibição de luxo de Shaqiri, a Suíça fez 3 a 0 na seleção de Honduras na Arena da Amazônia e garantiu vaga às oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. O atacante do Bayern de Munique marcou três vezes e comandou a goleada em Manaus.
A Suíça conquista a classificação após uma vitória no último lance do jogo contra o Equador e uma derrota expressiva por 5 a 2 para a França na segunda rodada. Agora, os europeus encaram a forte seleção da Argentina nas oitavas.
Os Hondurenhos, que voltam para casa sem nenhum ponto, foram derrotados pela França (com direito a gol tecnológico no Beira-Rio), pelo Equador e agora pela Suíça.
Todos os lances de Suíça e Honduras
Leia todas as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014
Confira quem são os classificados às oitavas de final
Time da Suíça comemora gol de Shaqiri na Arena da Amazônia. (Foto: Juan Barreto/AFP)
Bola com Honduras, gols para a Suíça
A seleção da Suíça adotou uma tática que lhe rendeu bons frutos no primeiro tempo: deixou Honduras dominar a posse de bola e explorou contra ataques muito velozes. Ao final da primeira metade, o time da América Central marcava 68% de posse de bola, mas o placar apontava 2 para a Suíça, 0 para Honduras.
Logo no início da partida, um dos destaques da Suíça desencantou na Copa. Shaqiri dominou na direita e foi carregando, abrindo para a perna canhota. O jogador do Bayern de Munique acertou um chutaço, no ângulo do goleiro Valladares, que foi estranho para a bola - mesmo que tivesse acertado o voo, o arqueiro nada poderia fazer, diga-se. Primeiro gol do camisa 23 na Copa do Mundo de 2014.
Shaqiri gostou desse negócio de marcar em mundiais. Em um rápido contra-ataque aos 30, um lançamento deixou o jogador cara a cara com o goleiro. Sem dificuldade alguma, ele deu um tapinha na bola, tirando do alcance de Valladares que saía de sua meta e dobrando a vantagem suíça em Manaus.
Parada técnica
Aos 39 minutos da primeira etapa, o árbitro argentino Nestor Pitana resolveu interromper a partida para a reidratação dos atletas. Isso mesmo, faltando apenas cinco minutos para o término do primeiro tempo. A temperatura em Manaus estava na casa dos 26ºC, com uma humidade de 88%.73749
Em imagens, a partida em Manaus:
Show de Shaqiri
No segundo tempo, a Suíça equilibrou a posse de bola e passou a trocar ataques com a seleção de Honduras. Mesmo que sem muitas chances claras de gol, o jogo seguiu corrido e movimentado em Manaus.
Aos 28, Inler fez grande jogada pela ponta esquerda, driblou um marcador e rolou para a área. Lá estava o matador Shaqiri para guardar o seu terceiro gol na partida, o terceiro da Suíça, e confirmar a classificação de sua equipe às oitavas de final da Copa do Mundo de 2014.
O atacante já parece entre os artilheiros da Copa, atrás apenas de Messi e Neymar - ambos têm 4 gols.
Agora, a Suíça se prepara para enfrentar a Argentina na terça-feira, no Itaquerão.
Copa do Mundo - Honduras x Suíça - Grupo E - Arena da Amazônia
Honduras: Valladares; Beckeles, Victor Bernardez, Maynor Figueroa, Juan Garcia; Jorge Claros, Wilson Palacios, Espinoza (Chavez), Boniek García, Carlos Costly; Jerry Bengston. Técnico: Luis Suárez
Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Schär, Ricardo Rodriguez; Inler, Behrami, Shaqiri, Xhaka, Mehmedi, Drmic. Técnico: Ottmar Hitzfeld
Local: Arena da Amazônia, Manaus/AM.
Público: 40.322 total.