Copa 2014



Título x Decepção

Cinco diferenças entre as Seleções Brasileiras de 1994 e 2014

ZH aponta elementos que separam o sucesso do fracasso entre as Copas

17/07/2014 - 13h26min

Atualizada em: 17/07/2014 - 13h26min


Montagem sobre fotos de BD / Agência RBS e Danilo Verpa

O Brasil comemora, nesta quinta-feira, 20 anos do tetracampeonato mundial, conquistado nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, busca explicações para o fracasso na Copa do Mundo de 2014, disputada em casa. Zero Hora aponta cinco diferenças fundamentais entre as duas seleções.

Confira!

Centroavante

 
Foto: Montagem sobre fotos de BD/Agência RBS e Danilo Verpa/Folhapress

Romário fez cinco gols em sete jogos - só não marcou contra Estados Unidos e Itália. Entre eles, estão gols decisivos como o da vitória simples na semifinal contra a Suécia. Fred foi um dos jogadores mais criticados durante a Copa de 2014 e marcou apenas uma vez, na goleada por 4 a 1 sobre Camarões, ainda na primeira fase.

Experiência


Antes de ser campeão em 1994, Taffarel já havia disputado a Copa de 1990. Foto: José Doval/Agência RBS

Em 1994, a Seleção era muito mais experiente em Copas do Mundo. Dos 22 jogadores tetracampeões, 10 fizeram parte do elenco da Copa anterior, em 1990 - entre eles, os líderes do time, Romário, Bebeto, Dunga e Taffarel. A decepção na eliminação para a Argentina, na Itália, virou aprendizado e motivação. Em 2014, apenas seis dos 23 jogadores já haviam disputado um Mundial: Fred, em 2006; Julio César, em 2006 e 2010; Maicon, Daniel Alves, Thiago Silva e Ramires, em 2010.

Defesa sólida



Defesa brasileira levou 10 gols nos últimos dois jogos. Foto: Pedro Ugarte/AFP

Em 1994, o Brasil levou apenas três gols - um no empate com a Suécia, na primeira fase, e dois contra a Holanda, nas quartas de final. Foram cinco partidas sem que Taffarel fosse vazado. Em 2014, a defesa brasileira só funcionou plenamente no empate em 0 a 0 com o México - foram 14 gols sofridos em sete partidas. Nos outros seis jogos, incluindo nas três vitórias, o Brasil sofreu gols. Claro que os 10 gols nos dois jogos finais ajudam na estatística, mas a defesa já havia demonstrado sinais de problemas. Até as quartas de final, foram quatro gols contra a Seleção em cinco jogos - mais do que a campanha do tetra em todo o torneio.

Atenção inicial


Única reação do Brasil foi contra a Croácia. Foto: Pedro Ugarte/AFP

Em 1994, o Brasil só saiu atrás do placar uma vez: contra a Suécia, na primeira fase - Romário empataria aquele jogo. Em 2014, a Seleção de Felipão começou perdendo três vezes - contra a Croácia, na estreia, e nas derrotas para Alemanha e Holanda. A única virada foi contra os croatas.

Taça


Dunga ergueu a taça do mundo. Foto: José Doval/Agência RBS

A diferença substancial entre as duas seleções foi a conquista. Em 1994, a Seleção voltou a ser campeã do mundo depois de 24 anos. Em 2014, o Brasil sofreu uma dura derrota para a Alemanha na semifinal e ficou apenas com o quarto lugar.

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias