Para retomar
Filho de Assis e sobrinho de Ronaldinho, Diego busca a melhor forma no Cruzeiro
Jovem de 19 anos ficou afastado por um ano dos gramados por conta de uma intervenção cirúrgica para retirada de dois cistos das costas

Apesar de recém estar saindo da adolescência, a ideia do meia é retomar a carreira e viver o sonho de repetir o sucesso de seus parentes - o pai Assis e o tio Ronaldinho - no futebol.
Seu currículo, até agora, registra passagens por categorias de base de grandes clubes brasileiros. Em uma dessas, envolveu-se em uma polêmica: em 2006, quando tinha apenas 11 anos, trocou o Grêmio pelo Inter. Na época, seu pai revelou insatisfação com a equipe que revelou o garoto.
- Pô, lembro que ficaram falando bastante tempo, chamavam de vira-casaca. Para mim seria normal trocar de time, pois tinha vários amigos meus que jogavam no Inter, meu avô (Carlos Duran, pai de sua mãe) trabalhava lá, então já tinha uma ligação. Não esperava toda a repercussão que deu na época - comentou.
Além da Dupla, o jogador passou também por Flamengo e Atlético-MG. O último ano, porém, passou em recuperação de uma cirurgia para retirada de dois cistos das costas. Ao receber telefonema do técnico Luís Antônio Zaluar, topou na hora:
- Caiu como uma luva, pois eu estava em casa, parado.
Para tentar recuperar o tempo, está há cinco semanas concentrado com o clube. Teve apenas cinco dias para passar as festividades de final de ano com a família. A longa parada trouxe também outro adversário: a balança. Desde a sua apresentação para começar os treinamentos com o Cruzeiro, 10 quilos já ficaram para trás. O atleta já participou de três partidas amistosas pelo clube - sendo que o maior tempo em campo foi de 30 minutos. Mas reconhece que o esforço é apenas pelo prazer de jogar:
- Muitos dos meus amigos jogam aqui para poder manter a família, e graças a Deus nunca precisei, por tudo que minha família já conquistou. Jogo porque eu amo mesmo.
A expectativa do jogador é estar bem já para a estreia da competição, contra o Brasil-Pel, no dia 19.
- Preciso melhorar um pouco, já perdi bastante peso. O professor Mauro Cruz (preparador físico) vem fazendo um trabalho fora de série.