Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: Ataque ou defesa?
Leia a íntegra da Coluna do Cacalo no Diário Gaúcho
A pergunta que mais se faz antes de um Gre-Nal decisivo como este de domingo é que de que forma as duas equipes atuarão. Isso no que concerne aos sistemas de jogo que adotarão.
A resposta óbvia é que os dois entrem em campo com esquemas que façam seus times atuarem de forma equilibrada, buscando a vitória, que deveria ser o objetivo maior. O resultado do Gre-Nal traz projeções diferentes para as duas agremiações. Para o Inter, um empate não seria um mau resultado. Para o Grêmio, o empate pode afastá-lo da disputa pela vaga, dependendo de resultados paralelos.
Assim, em tese, o Grêmio deveria ser mais ofensivo em relação ao Inter. Mas não creio que isso acontecerá. Até porque o sistema de jogo que o tricolor adota, quase sempre, tem privilegiado o sistema defensivo, um dos melhores do campeonato.
Clássico chato
Mas, como escrevi há alguns dias, isso não impede uma forte especulação ofensiva, na medida em que a defesa ficará resguardada. De minha parte, nesta partida, gostaria que as equipes buscassem atuar de forma organizada, em busca de marcar gols. O que seria a alegria do torcedor. Ou seja, que tenhamos um Gre-Nal aberto, sem retranca e com boas jogadas.
Não sei se isso virá a ocorrer, pela cautela que ambos poderão adotar, em face do rescaldo que terão em caso de resultado negativo. A vitória para o Grêmio é fundamental, mas a derrota seria o fim das suas pretensões.
O Inter tem uma folga mais consistente na tabela e pode se aventurar, sem perder a chance de classificação. O maior receio, e isso precisa ser dito, é que tenhamos por muitas razões um Gre-Nal chato, retrancado, sem qualidade, que poderá redundar em um 0 a 0 sem virtudes.