Concurso estadual
Prova do magistério estava clara e objetiva, dizem especialistas
Índice de abstenção da prova foi de 8,4%, maior do que o apresentado no concurso de 2012

Diferente da prova de 2012 que reprovou 92% dos candidatos do concurso do magistério no ano passado, o concurso deste ano deve contemplar o aluno que se preparou e seguiu à risca o edital. Pelo menos é o que acreditam os especialistas consultados por ZH.
Os professores do curso Vigor, especializado em preparação para concursos, analisaram a prova de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, _ pois é a que tem o maior número de vagas (2.382) _, e afirmam que estavam claras, objetivas, coesas e com textos curtos, diferente da seleção de o ano passado.
Assista ao comentário dos professores:
Para os especialistas, as questões englobaram o cotidiano do professor em sala de aula e também os temas vistos nas aulas de formação, tanto no Ensino Médio como na graduação.
Para Beatriz Margarida Backes, diretora do curso e professora de Língua Portuguesa, a prova estava mais fácil.
- Desta vez pediram um português cotidiano, sem pegadinha. Acredito que até mais do que as vagas previstas para as séries iniciais serão preenchidas - comenta Beatriz.
Docente da área de conhecimentos pedagógicos e específicos para anos iniciais, Clarissa Maria Aquere Szadkoski, afirma que as questões estavam bem menos complicadas e bastantes focadas nas competências e habilidades do professor. Segundo Clarissa, teoria e prática se apresentaram como aliadas:
- Veio ao encontro da pratica do professor em sala de aula. Foi bastante didática e não de exclusão como a última.
O teste de legislação andou pela mesma linha. Flávio Renato Antunes dos Santos, professor da área, avalia que o teste teve clareza, evitando polêmicas.
- A prova de legislação não foi a mais difícil do ano passado. Agora, além de não estar complicada para quem estudou, também apresenta questões mais simples e diretas, facilitando a compreensão do enunciado. Dificilmente será possível anular alguma questão - comentou Santos a respeito do exame para os anos iniciais.
Responsável pela coordenação e execução do concurso público do magistério, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) informou dos 69.498 candidatos inscritos na seleção, 5.837 não foram fazer a prova.
O índice de abstenção deste ano, de 8,4%, foi maior do que os 7,76% do ano passado. O gabarito oficial deve ser divulgado na próxima sexta-feira. A Secretaria Estadual de Educação pretende nomear os aprovados até agosto deste ano.