Notícias



Nuvens no céu

Chuva ameaça recomeço no Vale do Sinos

Pode haver precipitações entre domingo e segunda-feira nas regiões das enchentes

31/08/2013 - 05h02min

Atualizada em: 31/08/2013 - 05h02min


Maria Clara Rodrigues (E) chorou na volta para casa, sexta-feira, em São Leopoldo

Depois da chuva que alagou bairros inteiros de cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí e Esteio, as vítimas da enchente começam a tentar voltar à rotina.

Mas pode haver nova precipitação entre domingo à noite e segunda-feira, conforme a Somar Meteorologia, o que seria novamente motivo de preocupação.

- A área mais chuvosa no Estado para os próximos dias será a Noroeste, principalmente em Santa Rosa. Na Grande Porto Alegre, deve cair entre cinco milímetros e 10 milímetros no período. Para efeito de comparação, entre os dias 23 e 28 de agosto, choveu 241 milímetros no Litoral Norte, na região de Caraá, onde fica a nascente do Rio dos Sinos - explica o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar.

Ele complementa:

- Isto não vai acontecer desta vez. Cairá somente uma chuva leve.

Se confirmado o volume reduzido de precipitação, será uma boa notícia para a Defesa Civil e as prefeituras. Em São Leopoldo, os agentes de saúde do município visitarão, a partir de segunda-feira, todas as regiões atingidas para instruir a população na limpeza correta das residências e contra a transmissão de doenças - os efeitos da leptospirose aparecem de três a sete dias depois da contaminação.

Defesa Civil fará arrecadação de roupas no fim de semana

A campanha de vacinação em massa contra o tétano e a hepatite deve continuar neste final de semana, no Centro de Eventos do município. Se a chuva apertar, a prefeitura avisará, via Defesa Civil, a população das áreas de risco para que saia de suas casas.

Na mesma linha, a Defesa Civil do Estado vai armar uma megaoperação de arrecadação de alimentos, roupas e materiais de higiene neste final de semana, nos postos de arrecadação espalhados pelo Estado (redes de supermercado Zaffari e concessionárias de veículos San Marino). Em Porto Alegre, haverá postos de coleta de donativos na Usina do Gasômetro, no Parque da Redenção e nos shopping centers Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul e Iguatemi.

Aos atingidos desta semana, resta torcer para pouca ou nenhuma chuva. Nos bairros Parque Imperatriz e Feitoria, em São Leopoldo, centenas de moradores começam a contabilizar os prejuízos. Maria Clara Rodrigues, 41 anos, chorou após chegar em casa pela primeira vez depois de tê-la abandonado, na segunda-feira, quando a chuva alcançou a janela. Na sexta-feira, a moradora da Feitoria abriu a porta e viu um cenário desolador.

- Eu perdi tudo, não tenho mais casa. As madeiras estão todas podres. Mal dá para abrir a porta. O sofá, minha cama, a estante, os armários, tudo. Onde eu vou morar? - lamentou a operária de uma fábrica de bolsas, ao lado da nora, Franciele Veríssimo Rodrigues, 21 anos.

Franciele tentou consolá-la:

- Fica tranquila, Clara. Podem ficar na nossa casa quanto tempo vocês quiserem. Nós vamos ajudar vocês.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias