Serra gaúcha
Neva sem parar há mais de sete horas em São José dos Ausentes
Condições climáticas seguem favoráveis ao fenômeno ao longo desta manhã
Neve encobriu São José dos Ausentes:
Veja galeria de fotos:

Já se passaram mais de sete horas desde que os primeiros flocos de gelo caíram do céu de São José dos Ausentes, na serra gaúcha. O tempo só tornou a paisagem mais bonita e a neve intensa, que insiste em continuar, deixa o município dos Campos de Cima da Serra com ares de cidades localizadas em países onde o fenômeno é recorrente.
O relógio passa das 7h30min e permanece tudo branco: ruas, casas, antenas de televisão, carros etc. Os portões das casas ficaram cobertos com uma borda branca de quase cinco centímetros.
>> Registrou o fenômeno? Envie fotos
>> Serra gaúcha pode registrar ainda mais neve na manhã desta terça-feira
>> Neve é registrada em mais de 20 cidades gaúchas
Na manhã desta terça-feira, foi difícil ligar o carro e até mesmo entrar nele, pois a neve cobriu as maçanetas. No campo, o gado de uniu para enfrentar o frio congelante.
Alguns moradores saíram de casa para ver de perto o que consideram a neve mais forte dos últimos anos. Com tanto frio, quem pode, trabalha em casa. O vendedor de lenha José Tadeu Simiano, 59 anos, conta que a neve registrada no final de julho na cidade "nem tapou a rua". Nesta quarta-feira, só se sabe o que é pista por causa das marcas dos pneus dos carros.
- O problema foi sair da cama - brincou Simiano ao andar pelas ruas e conferir a beleza da neve em Ausentes.
Aos visitantes, ele avisa:
- A neve não parou ainda, mas o pior é quando ela começa a derreter - disse, ao se indicar que o frio pode ser ainda mais intenso.
Conforme a meteorologista Elisa Glitzenhirn, da Somar Meteorologia, não é possível saber a temperatura exata no começo desta manhã em São José dos Ausentes, pois os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão sem atualização desde as 16h de segunda. No entanto, o aeroporto de Caxias do Sul registra -1°C, temperatura que pode ser semelhante ou até maior que a de municípios dos Campos de Cima da Serra. Conforme Elisa, há condição para neve até o final da manhã.
Até lá, os bonecos de neve devem tomar conta da cidade. Em cada ponto do município há um grupo montando o seu. Natural de Bom Jesus, Maria Rosineris, 22 anos, nunca tinha visto tanta neve na cidade vizinha. Moradora há 15 anos de São José dos Ausentes, a funcionária de um hotel promete caprichar no boneco.
- Em julho deu para fazer um (boneco), mas agora queremos fazer um bem maior - comenta.
O secretário municipal do Turismo, Alziro Paim Rocha, afirma que a neve causou a suspensão das aulas na rede municipal e estadual. A dimensão do fenômeno nesta quarta-feira foi bem mais ampla que a esperada.
- Conversei com o pessoal que faz a previsão na cidade e esta foi a maior neve dos últimos 15 anos - diz Rocha.
Confira a lista completa dos municípios que tiveram ocorrência de neve*:
Antônio Prado (Serra)
Arvorezinha (Vale do Taquari)
São José dos Ausentes (Campos de Cima da Serra)
Bom Jesus (Serra)
Cambará do Sul (Campos de Cima da Serra)
Canela (Serra)
Caxias do Sul (Serra)
Erechim (Norte)
Farroupilha (Serra)
Flores da Cunha (Serra)
Fontoura Xavier
Gramado (Serra)
Ibiraiaras (Norte)
Ibirubá (Noroeste)
Ipê (Serra)
Itapuca (Vale do Caí)
Lagoa Vermelha (Norte)
Nova Pádua (Serra)
Nova Prata (Serra)
Parai (Serra)
Sananduva (Norte)
São Francisco de Paula (Serra)
São Marcos (Serra)
Vacaria (Serra)
Veranópolis (Serra)
*Fonte: Somar Meteorologia