Caso Kunzler
Polícia prende mais um suspeito de envolvimento em morte de publicitário
Outro suspeito, Samuel Gourlart Borba, 26 anos, foi morto no domingo. Delegada responsável pelo inquérito da morte do publicitário Lairson José Kunzler confirma que ele era um dos investigados
Um dos três mortos ontem à tarde na Restinga foi identificado como um dos suspeitos de participação no assalto que resultou na morte do publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, no final de fevereiro, na Zona Sul de Porto Alegre. No final da tarde desta segunda-feira, a 6ª DP, que investiga o roubo seguido de morte, prendeu outro suspeito, que seria o dono do Scenic utilizado na fuga dos criminosos.
Samuel Goulart Borba, 26 anos, foi executado com cinco tiros em um local conhecido como Pradinho, próximo à Estrada Edgar Pires de Castro. A área seria uma propriedade particular, onde há uma cancha de carreiras de cavalos. De acordo com o adjunto da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DHPP), Rodrigo Pohlmann Garcia, testemunhas relataram que três homens teriam se aproximado da vítima, e um deles o teria atingido com um disparo.
Samuel foi morto na Restinga
Foto: Reprodução, Polícia Civil
A titular da 6ª DP, delegada Áurea Regina Hoppel, responsável pelo inquérito que investiga a morte do publicitário, confirmou que Samuel era um dos investigados pelo crime:
- Ontem um informante nos passou a informação de que o Samuel havia sido morto e eu mandei uma equipe da 6ª DP confirmar a identificação. Ele já estava sendo procurado por nós e, com certeza, teve participação na morte do senhor Lairson - afirmou.
A delegada disse que não pode revelar como a investigação chegou ao nome de Samuel, para não atrapalhar a sequência dos trabalhos de busca aos demais suspeitos do crime. Além de Samuel e do homem preso hoje, cuja identidade ainda não foi divulgada, o inquérito apontou outros envolvidos.
Parceiro de crimes foi preso hoje
Um parceiro de Samuel nas ações conhecidas como saídinha de banco foi preso no início da manhã de hoje, em uma operação da 10ª DP, com apoio de agentes da 4ª DP. Altair Luz de Freitas, o Luz, 25 anos, foi capturado em casa, no Acesso Dois da Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, no Bairro Ponta Grossa.
Ele estava sendo monitorado desde um ataque realizado no dia 15 de abril, em uma agência do Banrisul na Avenida Protásio Alves, quando ele e outro homem em uma moto levaram R$ 3,8 mil de um homem que havia acabado de sacar o dinheiro.
De acordo com os investigadores da 10ª DP, Altair admitiu participação em pelo menos outras três ações e disse que Samuel era o líder da quadrilha que se intitulava como "Os Rondônia". Segundo o relato do preso aos policiais, Samuel seria o mentor dos ataques e era o responsável por recrutar outros criminosos. Conforme a polícia, ele tinha antecedentes por roubo.
Conforme a delegada Áurea, por enquanto, Altair não será incluído na investigação da morte do publicitário.
- Não tenho elementos contra ele nesse caso. Ele vai responder pelo inquérito instaurado pela 10ª DP - afirmou.
Preso em cumprimento de mandado de prisão temporária, Altair tinha antecedente por roubo a pedestre. Ele será encaminhado para o Presídio Central. A 10ª DP vai solicitar a prisão preventiva do suspeito.
O Caso Kunzler
O publicitário Lairson José Kunzler, 68 anos, foi baleado na cabeça em um assalto na Zona Sul de Porto Alegre, no dia 24 de fevereiro, por volta do meio-dia. Diretor de Relações com o Mercado da agência Paim Comunicação, ele chegava em casa em um Civic, em um condomínio na Avenida da Cavalhada, quando foi abordado por dois assaltantes em uma moto.
Quando o carona da moto pulou em direção à janela do Civic prata que o publicitário dirigia, ele acelerou o veículo e fechou o vidro. O bandido disparou cinco tiros e um deles acertou a cabeça de Kunzler. Na sequência, roubou de dentro do carro um malote de mais de R$ 40 mil, valor da venda de uma fazenda da família, retirado de uma agência do Itaú, no bairro Moinhos de Vento.
Confira o vídeo do assalto ao publicitário: