Sua Saúde
7 dicas para fugir de doenças típicas do inverno
Pneumologista da Santa Casa alerta para a importância da água
O inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já despencaram. Com isso, as doenças típicas da estação estão aí, causando problemas respiratórios e alergias.
Pneumologista da Santa Casa, o doutor Adalberto Sperb Rubim ensina algumas formas de prevernir-se de gripes, resfriados, rinites e tantos outros problemas que incomodam demais.
Veja as dicas do especialista:
Leia outras notícias do dia
1. Cuidado com a alimentação
- Não tem essa de só investir na vitamina C. Isso caiu em desuso porque ela não é tão importante como se achava. Para escapar de gripes e resfriados, a alimentação tem que ser equilibrada, com proteína, verdura e carboidrato. É bom evitar bebidas alcoólicas também.
2. Se hidrate
- Beber bastante água é sempre bom e, neste caso, ainda mais. A dica vale especialmente para quem já está com virose. A água vai ajudar a eliminar do organismo as impurezas.
3. Se agasalhe
- O aviso da mãe segue valendo: não saia de casa sem casaco nesta época! E tenha atenção especial com as extremidades: pés, mãos e a cabeça devem estar sempre bem quentinhos.
4. Fuja do cigarro
- Evite fumar ou ter contato com quem está fumando.
5. Não deixe de se vacinar
- Maiores de 60 anos têm de estar vacinados contra a gripe obrigatoriamente. Para quem já tem doenças respiratórias crônicas, nesta época do ano, é preciso procurar o médico para fazer uma prevenção específica.
6. Se já está gripado, fique em casa
- Fique em casa! É melhor não ir trabalhar, para evitar passar a doença para outras pessoas.
7. Luz do dia e limpeza
- Abra as janelas de casa ou do ambiente de trabalho, pelo menos, duas vezes, por dia, para ventilar e arejar. Se ficar tudo fechado, as bactérias vão ficar ali se proliferando. Mantenha sempre muito limpos lençóis, edredons e travesseiros.
Leia outras notícias sobre Sua Saúde