Notícias



Mais chuva

Meteorologia prevê aumento dos temporais na terça-feira no Estado

Vento, trovoadas e até granizo poderão atingir o Rio Grande do Sul

13/07/2015 - 12h22min

Atualizada em: 13/07/2015 - 12h22min


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Zona Norte é uma das áreas mais atingidas pela chuvarada na Capital

Quem ainda tinha esperança de ver o sol no começo desta semana terá que aguardar até quinta ou sexta-feira. A chuva que atinge o Estado desde a noite de domingo deve continuar até quinta-feira em algumas regiões, inclusive, com risco de alagamentos. Segundo a meteorologista Aline Tochio, do Climatempo, uma nova frente fria se aproxima pela fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e avança lentamente. A instabilidade segue intensa nesta terça-feira, com risco de temporais, principalmente, no Norte e na Serra.

- Só não deve chover na Campanha e na Fronteira Oeste. No Litoral Sul, o céu ficará nublado, com chuvisco - explica Aline.

Milhares ficam sem luz em função da chuva no RS

Na Capital, a chuva mais grossa, que costuma causar alagamentos em ruas da cidade, deve ocorrer entre a madrugada e a manhã de terça, mas no decorrer do dia diminui. A temperatura deve ficar entre 13ºC e 19ºC. Em razão dessa nova frente fria, a noite de terça-feira promete ser mais gelada na Fronteira Oeste. Em Bagé, a temperatura mínima será de 6ºC.

Muro com cerca de oito metros de altura desaba devido à chuva

Na quarta-feira, a instabilidade na Região Metropolitana, Serra, Norte e região das Missões poderá trazer chuva a qualquer momento. O alerta da metereologia é para cidades da Serra, onde há potencial de alagamentos e deslizamentos. Nas metade sul, a chuva deve parar e dar boas-vindas ao sol. A novidade será o retorno do frio - praticamente todo o Estado terá temperaturas mínimas inferiores 10ºC, e há possibilidade de geada na Campanha.

Chuva deixa 200 famílias fora de casa em Novo Hamburgo, estima Defesa Civil

A chuva que deixou pelo menos 140 mil residências sem luz nesta segunda-feira e tirou 400 famílias de casa, em Novo Hamburgo, segundo a Defesa Civil, deixa o Estado na quinta-feira. Neste dia, o sol volta a aparecer, mas agora com um arzinho mais gelado. A influência do ar polar pode diminuir as temperaturas nas regiões, principalmente na Campanha, onde a temperatura deve chegar a 3ºC em Bagé e a 6ºC em Santa Maria, no Centro.

Acúmulo de chuva

A chuva gerou acúmulo de 77 milímetros nas últimas 15 horas em Porto Alegre, de acordo com o Climatempo - próximo da metade da média do mês, de 121,7 milímetros. Maiores foram as marcas em Rio Pardo (62 milímetros, para uma média mensal de 140 milímetros) e Teutônia (58 milímetros, para 120 milímetros no mês).

Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre 

No entanto, medições feitas pelo Metroclima na Capital apontam acumulados ainda maiores em alguns bairros. O Sarandi, por exemplo, registrou 73,6 milímetros (até o meio-dia), enquanto a marca chegou a 64,6 milímetros no Centro Histórico e a 65 milímetros no bairro Glória.

Registros de chuva no Estado nesta segunda-feira (até as 17h)

Porto Alegre: 77 mm

Santa Maria: 44 mm

Cruz Alta: 37 mm

Tramandaí: 45 mm

Canela: 38 mm


MAIS SOBRE

Últimas Notícias