Dia atípico
Pelo menos quatro bancos estão com operações reduzidas em Porto Alegre
Banrisul tem agências fechadas, Itaú e Santander não recebem dinheiro e HSBC só funciona nos caixas eletrônicos
Com o policiamento na Capital indefinido, pelo menos quatro bancos reduziram suas atividades nesta segunda-feira. Itaú e Santander não recebem pagamentos em dinheiro nos caixas convencionais, enquanto o Banrisul tem algumas agências fechadas e o HSBC funciona só nos caixas eletrônicos. Bradesco e Caixa Econômica Federal estão operando normalmente.
AO VIVO: Acompanhe o dia de protestos no Rio Grande do Sul
Setor por setor, veja o impacto dos protestos
De acordo com Lucio Paz, diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindiBancários), a orientação é não abrir os bancos. A entidade se baseia na decisão da Justiça do Trabalho, assinada pela juíza Noêmia Saltz Gensas, que determina que os bancos "não abram para atendimento ao público (...) se confirmada a inexistência de policiamento ostensivo". Segundo o diretor, porém, descumprem a orientação e funcionam nesta segunda-feira.
- A grande maioria das agências está abrindo, mas a situação ainda está um pouco confusa. Nessas primeiras horas, estamos monitorando. Não se pode negar que há um certo transtorno - avalia Paz.
Contatada pela reportagem, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que não tem uma recomendação oficial aos bancos, mas que deve emitir uma nota com seu posicionamento ainda nesta segunda.
VÍDEO: Entenda como se formou a dívida pública do Estado
David Coimbra: O pior dia da história do Rio Grande do Sul
Nenhuma das unidades do Itaú está fazendo transações em dinheiro dentro das agências, apenas nos caixas eletrônicos. Na agência do Itaú da Avenida Assis Brasil, o cliente precisa avisar aos guardas, antes de entrar, que tipo de operação pretende fazer.
O Santander da Avenida Assis Brasil também não está aceitando pagamentos em dinheiro. Já agência do Santander na Avenida Azenha está fechada, apenas com acesso liberado aos caixas.
As agências do Banrisul e da Caixa Econômica Federal visitadas pela reportagem no Centro, nas Avenidas Azenha, Assis Brasil e Protásio Alves funcionam sem qualquer restrição. O SindiBancários informa que a situação do Banco do Brasil ainda é indefinida, mas que o Banrisul tem algumas agências fechadas. Nenhuma das agências do HSBC visitadas pela reportagem está atendendo. Porém, o acesso aos caixas é permitido.