Por 30 minutos
Comércio do bairro Menino Deus fechará as portas na quarta-feira em homenagem a empresário morto
Proprietários de pelo menos 40 estabelecimentos já confirmaram participação no ato, que também servirá como protesto por segurança
A morte do empresário Elvino Nunes Adamczuk, 48 anos, na manhã desta quarta-feira, deixou o bairro Menino Deus, em Porto Alegre, em luto. Proprietário da padaria Santo Antônio, na Avenida Getúlio Vargas, ele foi atingido por uma bala perdida enquanto passeava com os dois cães da família na noite de sexta-feira.
Lágrimas de policiais militares expõem situação inédita
Encaminhado ao hospital, o empresário passou por duas cirurgias e foi internado na UTI, onde morreu por volta das 6h45min desta terça-feira. Casado há 26 anos, Adamczuk deixa a mulher, Adriana, 43 anos, e os três filhos: William, 26 anos, Wagner, 24 anos, e Rafaelal, 12 anos. Era proprietário da padaria há 14 anos, onde trabalhava ao lado da mulher e dos filhos.
Insegurança tira belvedere de roteiro de ônibus no Morro Santa Tereza
O "Movimento S.O.S. Menino Deus", que reúne empresários e moradores do bairro, divulgou uma nota de pesar pela morte de Adamczuk (leia abaixo) e está organizando uma homenagem para a quarta-feira, pela manhã. Conforme o coordenador do movimento, Marcelo Machado, estabelecimentos comerciais do bairro devem fechar as portas durante 30 minutos.
- A ideia é fechar por 15 minutos antes do início do velório (9h45min), e abrir 15 minutos depois (10h15min) - explica Machado.
Com 40 homicídios, feriadão é o mais violento do ano
Pelo menos 40 empresários já confirmaram a participação no ato, que também servirá como protesto por mais segurança. Comovido com a morte do empresário, um grupo de moradores de rua entregou nesta terça-feira uma carta de pesar aos familiares da vítima.
Devo zelar para que Maranhão não vire o RS, diz governador
Nota de Pesar do Movimento S.O.S. Menino Deus
"É com sentimento de muito pesar, dor e lástima, que o movimento S.O.S. Menino Deus recebe a notícia do falecimento do comerciante Elvino Nunes Adamczuk, proprietário da Padaria Santo Antônio, situada no coração da Avenida Getúlio Vargas. Nosso movimento, composto por moradores, varejistas e trabalhadores do Bairro Menino Deus, há tempos alerta para a constante e crescente violência que toma conta da região, bem como, para a igual inércia dos nossos governantes quanto a essa triste realidade.
Elvino, assim como muitos outros, foi vítima da indiferença e falta de ações quanto aos problemas que assolam não só o nosso Bairro, mas o Rio Grande do Sul inteiro. Entretanto, o Menino Deus se tornou alvo preferencial, em virtude da facilidade de acesso ao tráfico de drogas no Morro Santa Teresa, que potencializa o número de vítimas desse grande problema social que não é combatido com a eficácia necessária. Por sua vez, o vício cria outros problemas sociais ainda mais graves, e o principal é a violência imposta aos demais cidadãos, que não conseguem mais ter paz e são obrigados a conviver com a morte, ameaça e o medo constante.
Gostaríamos de prestar nossas homenagens e solidariedade aos familiares e amigos de Elvino e desejar um voto de apreço neste momento muito difícil".
Marcelo Machado
Coordenador do movimento S.O.S. Menino Deus
Leia as últimas notícias