Solidariedade
Em busca do bem, jovens se vestem de super-heróis para arrecadar donativos
Ação social batizada de Liga Heroica acontece no domingo, no Arco do Parque da Redenção
Um grupo de jovens resolveu transformar a paixão pelas histórias em quadrinhos em uma verdadeira batalha contra o mal. Eles não têm super-poderes, mas perceberam que poderiam se tornar verdadeiros super-heróis. Neste domingo, o primeiro evento oficial do grupo acontece no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Eles estarão caracterizados de personagens dos filmes infantis e, a partir das 14h, promoverão atividades recreativas e arrecadação de donativos.
A única coisa que os cinco jovens organizadores da ação social tinham em comum era a paixão pelas histórias em quadrinhos. Até que se conheceram em um evento de cosplayers e perceberam que tinham mais uma semelhança: a solidariedade. Resolveram expandir a amizade para as redes sociais e programar outros encontros.
- Depois do evento, adicionei o pessoal no Facebook, conversamos um pouco, até que eu organizei um grupo online. No meio de tanta conversa surgiu a ideia da Liga Heroica - relembra um dos organizadores do evento, o estudante Mateus Von Muhlen de Castro, 21 anos.
Ao conversar com outro participante, o estudante Augusto Magnus Matias, 24 anos, eles resolveram tirar a ideia do papel. Criaram um evento no Facebook e também divulgaram a ação durante a Feira do Livro de Porto Alegre.
- A ideia surgiu quando eu comecei a pensar que essa adoração por super-heróis não podia ficar só em evento de cosplay, só em competições, só para nós mesmos. Queria que a gente se vestisse de super-herói também para as crianças, para que todo mundo pudesse vivenciar a alegria de ver uma criança feliz - explica Augusto.
Depois da divulgação, o grupo foi convidado para participar da festinha para crianças carentes de uma associação e realizou a primeira ação social.
- Brincamos, trouxemos alegria para crianças que têm problemas em casa, pois os pais de muitas delas estão presos. Foi um dia maravilhoso, tivemos a oportunidade de idealizar personagens para vida real, dar um vento de esperança para elas - afirma Mateus.
Grupo busca ampliar o evento
É com esse intuito que eles pretender expandir o evento para fora do Estado. Nesta primeira edição, haverá arrecadação de doações e entretenimento infantil. Mas, de acordo com eles, a pretensão é que, para os próximos, sejam organizadas oficinas e jogos.
- Estamos conversando com outras pessoas que também se identificam com o tema para não deixar o projeto vinculado somente a nós, mas sim a todos que quiserem ajudar - comenta o auxiliar de estoque Rodrigo Silva Batista, 25 anos.
- Herói existe em todo mundo, só cabe a cada um saber do seu próprio potencial. Não precisamos ter super-poderes, apenas ter vontade de levar a esperança, essa sim é a missão de um herói - assegura Rodrigo.
Como ajudar
Se você quiser se juntar a essa galera, é só comparecer neste domingo no Parque da Redenção, levando roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos. Todos os donativos serão encaminhados para a Associação Madre Teresa de Jesus, que cuida de 40 crianças carentes no Morro Santa Teresa, na Capital.
* Diário Gaúcho