Espaço do Trabalhador
Mais de 2,5 mil vagas abertas no programa Jovem Aprendiz; saiba como concorrer
Programa oferece oportunidade para pessoas com idade entre 14 e 24 anos, ainda sem experiência profissional, conseguirem o primeiro emprego

Dar o primeiro para entrar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo parece um desafio e tanto. Mas há uma oportunidade para que jovens ainda sem experiência profissional consigam o primeiro emprego.
O programa Jovem Aprendiz, do governo federal, possibilita que estudantes ou recém-formados no ensino médio, com idade entre 14 e 24 anos, tenham uma chance de receber conhecimento técnico de graça e trabalhar, com carteira assinada e remuneração, ao mesmo tempo.
Somente em Porto Alegre, o Diário Gaúcho encontrou mais de 2,3 mil vagas abertas no programa neste primeiro semestre (saiba, abaixo, como concorrer).
Ficou desempregado? Confira 9 passos para reorganizar as finanças
Um dos jovens que aproveita a oportunidade para se qualificar é Gabriel de Castro Fernandes, 19 anos, morador do Bairro Vila Ipiranga, na Capital. Em 2012, ele foi contratado para ser Jovem Aprendiz na empresa Protec, ao mesmo tempo em que cursou Serviços Administrativos no Senac Comunidade Zona Norte.
Durante dez meses, o rapaz vivenciou a primeira experiência como funcionário. Após terminar o ensino médio, no ano passado, decidiu procurar novamente o programa.
- Depois que terminei os estudos, quis procurar mais uma qualificação. Me inscrevi para o curso de Vendas no Senac e consegui rápido uma oportunidade de trabalhar como auxiliar no almoxarifado do Asilo Padre Cacique, onde agora atuo na parte de farmácia - conta Gabriel.
Quase 1,3 mil vagas: aproveite os concursos públicos com inscrições abertas
O programa permite que o jovem tenha um contrato especial de trabalho por tempo determinado de, no máximo, dois anos. Para Gabriel, as portas que se abriram irão fazer toda a diferença no futuro.
- Tenho certeza de que as experiências aprimoraram muito o meu currículo. Eu aprendi praticamente tudo, pois, quando entrei, não sabia nada sobre mercado de trabalho e rotina administrativa. Assim que concluir o curso, espero ser efetivado na empresa pelo meu bom desempenho. Se não for o caso, vou continuar estudando para fazer vestibular - garante.
Confira todas as notícias do Espaço do Trabalhador
Entenda como funciona o programa
- O Jovem Aprendiz permite a formação técnico-profissional por intermédio de atividades teóricas e práticas.
- A parte da teoria é feita por programas de aprendizagem em instituições qualificadas. Os cursos têm, em média, 480 horas.
- Já a parte prática é disponibilizada por empresas e dura, em média, 620 horas.
- Os contratados pelo Jovem Aprendiz recebem meio salário mínimo (R$ 440) logo no primeiro mês de curso, vale-transporte e outros benefícios.
- A carga horária é de quatro horas por dia, em um turno que não impeça o aluno de frequentar a escola, de segunda a sexta-feira.
- Além de ter carteira assinada, com direitos trabalhistas e remuneração, o estudante conclui o programa capacitado para exercer funções profissionais.
Para encontrar uma vaga
O primeiro passo é fazer a sua carteira de trabalho
- Em Porto Alegre, você pode fazê-la no TudoFácil Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521), no TudoFácil Zona Sul (Avenida Wenceslau Escobar, 2.666) e nas agências do Sine Municipal Centro (Avenida Sepúlveda, quase esquina com Mauá), Zona Norte (Terminal Triângulo da Assis Brasil) e Restinga (Rua Macedônia, 199).
- Nas demais cidades, procure as agências FGTAS/Sine.
Jovens interessados em participar podem entrar em contato diretamente com as empresas em busca das vagas
- Se contratados, a própria empresa o encaminha para cursos de aprendizagem gratuitamente. Neste caso, você pode procurar o departamento de Recursos Humanos da empresa em que gostaria de trabalhar para descobrir se há vagas em aberto para Jovem Aprendiz.
- Muitos sites de empresas têm a seção Trabalhe com a Gente, em que é possível cadastrar seu currículo. No currículo, você pode deixar bem claro que busca uma vaga de Jovem Aprendiz.
- Por outro lado, algumas instituições que oferecem cursos já possuem parcerias com empresas. Nestas, os jovens podem se cadastrar para algum curso de interesse e aguardar que a unidade o encaminhe para a empresa (confira a lista de instituições com vagas em aberto abaixo).
A lei federal 10.097/2000 e o decreto 5.598/2005 estabelecem as regras do Jovem Aprendiz
- As empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar um percentual entre 5% e 15% do total de seus empregados na condição de aprendiz. Por isso, há sempre chance de haver vagas em aberto nas empresas.
Onde encontrar
Senac de Porto Alegre
- A entidade oferece cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Serviços de Supermercado e Serviços de Vendas.
- Inscrições no Senac Comunidade Zona Norte (Avenida do Forte, 77) ou no Senac Comunidade Centro (Praça Piratini, 76, Bloco B) com carteira de trabalho, RG e CPF.
- O Senac Zona Norte oferece, no total, 840 vagas em 28 turmas. Já na Comunidade Centro, há 75 vagas para pessoas com deficiência _ que podem se candidatar como aprendiz a partir dos 14 anos, sem limite de idade _, e 1.110 vagas em 37 turmas. As aulas começam em 15 de março.
Ciee
- Cursos Ocupações Administrativas, Comércio e Varejo, Logística, Auxiliar de Produção, Práticas Bancárias, Auxiliar de Alimentação e Telemática.
- Atualmente, existem cem vagas em aberto, em diversas empresas do Estado. Em Porto Alegre, a sede do Ciee fica na Avenida Borges de Medeiros, 328. Também é possível inscrever-se pelo site cieers.org.br.
Escola Técnica Mesquita
- Oferece 75 vagas em cursos de Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Manutenção Elétricaeletrônica.
- Interessados devem ser estudantes com pelo menos 18 anos completos. Primeiramente, devem ir à escola, levando identidade, para cadastrar seus dados. Será feita uma seleção para os cursos e empresas.
- Os selecionados serão chamados para iniciar as aulas em março. A escola fica na Avenida do Forte, 77, no Bairro Cristo Redentor.
Rede Marista
- Oferece os cursos Turismo Ecológico, Programação de Software, Assistente Administrativo, Auxiliar e Manutenção de TI e Eletroeletrônica.
- Todas as quartas-feiras, a partir do Carnaval, interessados nos cursos devem preencher uma ficha de inscrição no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), na Estrada Antônio Severino, 1.493, Bairro Mario Quintana.
- A preferência de ingresso se dá para moradores das regiões Norte e Noroeste de Porto Alegre. Em março, haverá 15 vagas para pessoas com deficiência. Em maio, serão abertas cem vagas e, em novembro, outras 60 vagas.
Centro de Educação Profissional São João Calábria
- Inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro. São quatro cursos gratuitos, com 20 vagas cada: Marcenaria Imobiliária, Padaria e Confeitaria, Design Gráfico e Design de Multimídia.
- O aluno deve estar cursando a partir do nono ano do ensino fundamental e ter entre 16 e 19 anos.
- Inscrições no local (Estrada Aracaju, 650, Bairro Vila Nova). Levar RG, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade, duas fotos pequenas e carteira de trabalho.
Espro
- É necessário fazer o cadastro no site espro.org.br e aguardar ser chamado. Em Porto Alegre, são 60 vagas para cursos nas áreas administrativa, bancária e de gestão.
- A filial Espro em Porto Alegre fica na Praça Pereira Parobé, 130, 12º andar, Centro.