Acerto de Contas
Veja quanto está custando almoçar na rua: será que você está pagando caro ou não?
Colunista Giane Guerra apresenta os dados para você comparar
Comer fora
Olha quanto está custando em média almoçar na rua em Porto Alegre e confira se está pagando caro ou barato:
A pesquisa é da Associação das Empresas de Refeição Convênio para o Trabalhador. Os dados são de agora, 2016.
Em busca de renda extra
A crise está aí, a renda caiu, a inflação encolhe o salário... Uma saída é a renda extra. Pode ser cozinhar para fora, garantir uns frilas, dirigir um táxi. A ideia é fazer a conta fechar no fim do mês. Se não dá para gastar menos porque já se apertou o cinto demais, tem é que fazer mais dinheiro entrar no orçamento da casa.
Levantamento do SPC Brasil mostrou que quatro em cada dez pessoas que estão empregadas disseram estar fazendo 'bicos' ou trabalhos extras para complementar o salário.
A opção é mais procurada ainda por jovens de 18 a 34 anos (50%) e de famílias das classes C, D e E (47%).
Uber mais barato que ônibus?
Andar de Uber ser até mais barato do que uma passagem de ônibus é uma ideia possível para o diretor-geral da Uber Brasil. Para Guilherme Telles, isso poderia ocorrer com o lançamento do serviço Uber Pool, um sistema de corridas compartilhadas. O objetivo é lançar a novidade no Brasil até o fim do ano no Brasil.
Até três passageiros poderiam dividir o carro se forem fazer um trajeto semelhante. Para começar a funcionar, é preciso que o Uber – grande concorrente atual dos táxis – tenha ainda mais usuários e, principalmente, a regulamentação no município de Porto Alegre.
O projeto será enviado para a Câmara de Vereadores no mês que vem. O grande diferencial do serviço é o preço.
– Seria a grande mudança que o Uber provocaria nas cidades. Fará até com que deixe de ter sentido ter um carro próprio – comenta o diretor.
Leia mais
Desemprego acelera e pode chegar a 12% no fim do ano
Governo propõe salário mínimo de R$ 946 para o próximo ano
Segurança
Sobre a segurança para quem compartilha o carro, Guilherme disse que há uma tecnologia que monitora os usuários. Por exemplo, as pessoas só poderiam usar o Uber Pool depois de fazer dez viagens normais.
Segundo Guilherme, o serviço deve seguir a ordem de lançamento dos demais do Uber no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
De olho na educação
Quando a Fruki estava escolhendo a cidade onde construiria a nova fábrica de bebidas, recebeu a proposta de cerca de 70 municípios. Colocou todos em análise, analisando itens que eram importantes para a empresa. Além da água disponível e localização do terreno, o presidente da empresa, Nelson Eggers, reforçou para a coluna um aspecto muito importante para a escolha de Paverama: educação.
– Paverama tem escolas muito boas. Isso é importante porque é onde estudarão nossos futuros funcionários ou os familiares do que estão trabalhando conosco – diz Nelson.
É um círculo do bem que um grande investimento traz para o município e a região. A sede da Fruki fica em Lajeado e a nova fábrica deve entrar em operação em 2020, produzindo refrigerantes, chás, sucos e isotônicos.
Ainda em Paverama, será construída também uma fábrica de cerveja, que começa a operar em 2025.
40 segundos
Este é o tempo que o consumidor leva para escolher um produto na prateleira do supermercado.
– Não fica mais de 40 segundos – diz o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo.
Isso afeta a máxima de que o consumidor quer variedade e grandes hipermercados. As lojas têm que deixar a vida do cliente mais fácil. Tanto que está caindo bastante o mix de produtos. Em 2014, tínhamos 15 mil itens nas gôndolas dos supermercados do Rio Grande do Sul. No ano passado, já caiu para 12,5 mil.
Gasta menos, mas paga em "cash"
O consumidor que compra nas lojas de rua vai gastar até R$ 100 no presente do Dia das Mães. Mas a vantagem: ele prefere pagar à vista e em dinheiro. A pesquisa é do Sindilojas Porto Alegre.
Consumo de energia
Ao deixar luzes acessas sem necessidade, o brasileiro desperdiça em média 1,5 hora por dia de energia elétrica. É o levantamento sobre o consumo inútil feito pela empresa Lutron Eletronics. A pesquisa mostrou ainda que seis em cada dez pessoas deixam a luz acesa ao sair do cômodo da casa. E esta seria uma ação básica para reduzir a conta de luz no fim do mês.
Pergunta do leitor
Milena – Ao consultar minha declaração do Imposto de Renda no site da Receita Federal, aparece a mensagem "em fila de restituição". Está tudo certo?
Acerto de Contas – Sim. As informações foram aceitas e a declaração foi processada. Veja o que diz a Receita Federal sobre a mensagem "em fila de restituição": "Indica que após o processamento da declaração, o contribuinte tem direito a restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária. Para recebimento da restituição, o contribuinte não poderá ter pendências de débitos no âmbito da RFB e ou da PGFN."
O dinheiro será disponibilizado a partir da liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda. O primeiro será depositado em junho, seguindo mensalmente com liberações até dezembro.
Pílula da Justiça
As dez empresas que lideram o ranking de ações trabalhistas no Rio Grande do Sul somam 18.896 processos no 1º e no 2º grau em 2015. Vai de supermercado a hospital, passando pelo poder público.
Até por um corte de orçamento, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul pretende agrupar estes processos e dar decisões semelhantes. Reduz custo e agilizar o trâmite.