Mau exemplo
Detran determina afastamento após Brigada flagrar corregedor-geral dirigindo embriagado em Porto Alegre
Anuar Corrêa de Mello trafegava pela zona sul da Capital
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) confirmou o afastamento do corregedor-geral do órgão na manhã desta segunda-feira. Anuar Corrêa de Mello foi flagrado pela Brigada Militar dirigindo embriagado na zona sul de Porto Alegre na madrugada do último sábado.
Ele trafegava em um veículo Punto no Morro Santa Tereza quando foi abordado por policiais da Brigada Militar. Funcionário de carreira da autarquia, ele apresentava sinais de embriaguez, mas se recusou a realizar o teste do bafômetro e, por isso, acabou conduzido a uma delegacia da Polícia Civil.
A detenção aconteceu por volta das 4h. O teste clínico no Departamento Médico Legal, feito por um médico por volta das 4h30min, concluiu que Anuar, 39 anos, havia consumido bebida alcoólica. Ele foi autuado em flagrante por dirigir alcoolizado.
De acordo com o Departamento Estadual de Polícia Judiciária de Trânsito (DPTran), que atendeu a ocorrência, ele teve a Carteira Nacional de Habilitação recolhida e sua fiança foi estabelecida em R$ 2,5 mil, para poder responder ao crime em liberdade.
Anuar foi liberado por volta das 11h de sábado. Ele informou que estava em uma festa e, para cortar caminho até sua residência na Zona Sul da Capital, passou pelo morro Santa Tereza.
O corregedor-geral do Detran admitiu estar constrangido e disse esperar "que esse fato não influencie negativamente no trabalho da Corregedoria". Anuar considera que, "pela primeira vez", a Corregedoria do Detran é atuante.
- Acabamos de descredenciar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) que cometia irregularidades. Infelizmente, a situação que ocorreu comigo pode beneficiar quem torce contra o Detran - ponderou o servidor.
Confira a nota divulgada no site da autarquia:
Com relação aos fatos ocorridos no final de semana com o servidor Anuar Corrêa de Mello, o Detran/RS informa:
1. O servidor foi afastado do cargo de Corregedor-Geral na manhã desta segunda-feira (20).
2. A conduta reprovável, mesmo na vida privada, não é o que se espera de um servidor do Detran/RS e não condiz com a responsabilidade necessária para o exercício da função de chefia.
3. A prisão do servidor demonstra claramente que não há privilégios na fiscalização realizada pelos agentes de trânsito, e a atuação da Brigada Militar foi exemplar.
4. O Detran/RS seguirá trabalhando em sua premissa, que é a defesa da vida. O fato registrado no sábado (18) não representa a postura dos demais servidores, comprometidos com a missão da autarquia.