Geral



Tragédia aérea

"Foi uma força divina que salvou meu filho", diz mãe de gaúcho que escapou de acidente nos EUA

Um compromisso evitou que Lucas Bernardi, 24 anos, participasse do passeio entre amigos que terminou com a morte de um gaúcho e de dois norte-americanos

20/11/2012 - 13h25min

Atualizada em: 20/11/2012 - 13h25min


Fernanda da Costa
Enviar E-mail

Um compromisso marcado com a namorada norte-americana impediu que o gaúcho Lucas Bernardi, 24 anos, embarcasse no avião que caiu no Estado do Maine, nos Estados Unidos, onde reside há cerca de sete anos. O acidente ocorreu em Owls Head, na sexta-feira e matou três amigos do jovem, entre eles o gaúcho Marcelo Rugini, 24 anos.

- Foi uma força divina que salvou o meu filho. Ele desistiu de viajar com os amigos na quinta-feira, porque marcou de estudar com a namorada. Se fosse, não estaria vivo agora - comenta a aposentada Ines Bressan Bernardi, 57 anos, sem conter a emoção na voz.

Ela conta que Lucas e Marcelo eram amigos há mais de 10 anos e consideravam-se como irmãos. Foram colegas na Escola Agrotécnica Federal de Sertão, onde se formaram em 2005, e decidiram viajar juntos aos Estados Unidos. Lucas, natural de Getúlio Vargas, e Marcelo, de Muliterno, municípios do norte do Estado, foram ao país pela primeira vez há cerca de sete anos, para um intercâmbio.

Muito dedicados aos estudos e sempre com boas notas, conquistaram bolsas para estudar Agricultura Sustentável na Universidade do Maine. A formatura, prevista para maio de 2013, era o momento mais aguardado pelos gaúchos.

- Nossa família planejava ir aos Estados Unidos com a família do Marcelo para ver a formatura deles. Iríamos juntos e uma prima do Marcelo seria nossa guia - lamenta Ines.

A tragédia de avião estragou os planos das famílias. De acordo com o site Bangor Daily News, a aeronave Cessna 172 bateu em uma caminhonete no momento da decolagem no aeroporto regional de Knox County, perdeu o controle e caiu em um terreno próximo ao local. Na queda, o avião explodiu e, além de Marcelo, morreram David Cheney, 22 anos, e William Hannigan III, 24 anos. A Federal Aviation Administration (FAA) e a National Transportation Safety Board (NTSB) investigam as causas do acidente.

Notícia entristeceu os Bernardi

Eram 3h de sábado quando o telefone da casa dos Bernardi tocou em Getúlio Vargas. Uma voz triste anunciou o acidente:

- Tenho uma notícia ruim para vocês. O Marcelo morreu em um acidente de avião. E era para eu estar com ele - relatava Lucas, muito abalado.

O pai do jovem, Júlio César Bernardi, 59 anos, técnico agrícola, conta que a notícia abalou a família. Marcelo era como um filho para os Bernardi, que rezam todos os dias para que Lucas tenha forças para superar a perda do amigo.

- Ele chora muito, está muito abalado. Rezo para que ele seja forte e consiga seguir na faculdade sem o melhor amigo - explica Ines.

A preocupação da família é também com a vinda do corpo de Marcelo ao Brasil, que deve chegar na próxima semana. Os Bernardi planejam ir a Muliterno acompanhar o enterro.

Melhores amigos, Lucas Bernardi (E) e Marcelo Rugini (D) foram aos EUA juntos

MAIS SOBRE

Últimas Notícias