Fábio Aurélio
Cacalo: A lateral-esquerda


O Grêmio confirmou oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Fábio Aurélio, que se encontrava no Liverpool, da Inglaterra. A chegada de Julio Cesar, no ano passado, parecia ter sido a solução para o setor. O Grêmio vinha passando por dificuldades naquele lado. O prata da casa Bruno Colaço não confirmou o que dele se esperava. Fábio Santos, que era criticado, foi o que melhor resultado apresentou nos últimos anos.
O Fábio Aurélio que conheci alguns anos antes de ir para a Europa era um excelente lateral-esquerdo. Inclusive, pela sua qualidade técnica, jogava até no meio-campo. Teve inclusive passagens pela Seleção Brasileira.
Ressalvas
Assim como me referi à vinda de Zé Roberto, e não estou comparando jogadores e suas características, se Fábio Aurélio tiver mantido maior parte daquela qualidade que o levou para a Europa, será um grande reforço. Ficam do mesmo modo as ressalvas. Uma a mais do que no caso de Zé Roberto, que seria o preparo físico em função da idade. No caso de Fábio Aurélio, ainda acrescentaria as dificuldades médicas que enfrentou com lesões repetitivas nos tendões e músculos.
Quero ser otimista, acreditando que pode ser montado um time com vários atletas além dos 30 anos. Mas precisam estar em excelente forma física, técnica e médica, para apresentar resultados em futebol de alto nível e competitivo.