Perigo no trânsito
Falta de acostamento e calçadas prejudica ciclistas e pedestres
Na periferia da Capital, pessoas disputam espaço com veículos que trafegam em alta velocidade em estradas sem acostamento
A ciclista Rosângela de Oliveira, 56 anos, e o andarilho Jair Stocho Costa, 40 anos, já levaram grandes sustos na beira de estradas sem acostamento na Capital. Em Porto Alegre, esta é a rotina de quem é obrigado a disputar espaço com caminhões e carros que trafegam em alta velocidade por vias que carecem de urbanização.
Ontem, a reportagem flagrou cenas de risco em vias com grande fluxo de veículos. Em trechos das avenidas Oscar Pereira, no Bairro Teresópolis, e Edgar Pires de Castro e Estrada João Antônio da Silveira, na Restinga, pedestres e pessoas que se deslocam de bicicleta correm o risco de serem atropelados a qualquer momento.
"Eles passam por cima mesmo"
Também circulamos pela Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, e na Avenida Protásio Alves. Há trechos sem calçada e o acostamento, quando existe, é precário.
Na Edgar Pires de Castro, Rosângela revelou que a roda traseira da sua bicicleta já foi tocada por um caminhão.
- Eu ando um pouco em cima da faixa e saio fora. Não me arrisco mais porque eles passam por cima mesmo. Aqui, neste trecho, só ando no acostamento - revelou a dona de casa, que pedala na Edgar Pires de Castro.
Jair pulou para salvar a vida
Perto dali, na Estrada João Antônio da Silveira, Jair contou que, certa vez, precisou pular fora da pista para escapar de um atropelamento. Morador de rua, ele se acostumou a perambular horas e horas em busca de um passeio público e não achar.
Ontem, Jair estava literalmente no meio de uma encruzilhada. De um lado, a faixa com veículos passando. Do outro, a vegetação.
- Sempre caminho no sentido contrário ao do fluxo de veículos para ter a chance de me salvar - afirmou o morador de rua.
Smov anuncia obras
Por meio da assessoria de comunicação, a Smov informa que a Estrada Afonso Lourenço Mariante está em obras. Um trecho de 700m será pavimentado e urbanizado. Sobre a Protásio, há um projeto de urbanização da via, entre a Manoel Elias e Viamão. Com relação à Edgar Pires de Castro, existe um estudo para melhorar a estrutura da via e do acostamento. Um projeto em andamento prevê, também, investimentos na Oscar Pereira. A Smov não forneceu data para início e término das obras.
Saiba mais
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?
- Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
- Art. 68. - § 2º - Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.