Futebol brasileiro
Kenny Braga: Controle Financeiro

Não cometo o equívoco de dizer que o futebol brasileiro cresceu muito mais dentro do campo do que fora dele. Além das quatro linhas, onde o que importa é o desempenho administrativo, o futebol brasileiro também cresceu, embora ainda tenhamos muito para fazer. Vários clubes brasileiros tem ótimos gestores nas áreas administrativas e de marketing.
Mas também não podemos cometer o pecado do ufanismo verde-amarelo achando que nosso futebol vive no melhor dos mundos possíveis. Há muita coisa para se fazer, para que sejamos capazes de colocar nosso esporte preferido no mesmo plano de organização do futebol da Alemanha, que hoje serve de modelo para a Europa inteira.
Liquidez e Saldo
O mérito principal dos alemães é ter organizado campeonatos nacionais em que os jogos são disputados com excelente média de público, fazendo com que 33 dos seus 36 clubes importantes tenham lucro. Mas há outra iniciativa adotada na Alemanha que deveria merecer a atenção de quem administra o futebol brasileiro. Lá, as contas dos clubes são controladas por inspetores da Bundesliga e, por isso, dirigentes não cometem desatinos, gastando mais do que podem em contratações milionárias.
Devem ter liquidez e chegar ao final da temporada com saldo positivo. Será que não podemos avançar nesse sentido? Tenho certeza de que a maioria dos torcedores brasileiros aprovaria a adoção de medida semelhante.