Barro por todos os lados
Estrada está com as obras paradas na Lomba do Pinheiro
A pavimentação do trecho não asfaltado da Estrada Afonso Lourenço Mariante foi interrompida. Moradores sonham com a melhoria desde 2004
A placa informando o início dos trabalhos de pavimentação do trecho de terra da Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, devolveu o ânimo à população que vive no entorno e há anos sonha com o asfaltamento. Os transtornos por causa da poeira, em dias secos, e do barro, em tempo chuvoso, são antigos - a primeira reportagem publicada no Diário Gaúcho sobre o assunto é de 2004.
Mas a alegria durou pouco. Depois de dois meses de obras da rede pluvial, no trecho entre o final do asfalto próximo à Avenida João de Oliveira Remião e a Rua Diógenes S. de Souza, os trabalhos foram interrompidos. Com a beira da estrada tomada de terra e a pista cheia de buracos, os moradores precisam fazer malabarismos para não deslizar no barro.
- Há anos estamos brigando por isso (asfaltamento) - desabafa o aposentado João Carlos Silva Cardoso, 50 anos.
- Antes do asfalto, a rede pluvial
O Dep informa que fez a parte de drenagem nas calçadas. Faltam as travessias pluviais (rede que atravessa de um lado a outro da via). Para fazê-las, é preciso uma licença da EPTC, que só a fornece se o esgoto das casas estiver ligado à rede pluvial. Cada morador deve construir a fossa com filtro, para que os esgotos sejam ligados às travessias.
Conforme o Dep, a Assessoria Comunitária do Dmae teria se comprometido a avisar cada morador.
Só depois disso, o Dep poderá concluir o trabalho. Aí, a obra de pavimentação poderá continuar.
Tráfego agrava o problema
Apesar da sinalização indicar o bloqueio do trecho da Lourenço Mariante, devido à obra, caminhões e outros veículos seguem trafegando por ali. Entre eles estão as carretas que chegam e saem da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
- Tem que suspender o trânsito das carretas para tocarem a obra - afirma João Carlos.
A EPTC informa que é proibido o tráfego de caminhões pela Estrada Afonso Lourenço Mariante. Os veículos devem seguir pela Estrada São Francisco. A EPTC fiscaliza o trecho e promete intensificar a ação.