Entretenimento



Do boa-noite para o bom-dia

Fátima Bernardes estreia programa matinal

Meses após deixar a bancada do Jornal Nacional, a apresentadora volta ao ar no Encontro com Fátima Bernardes

25/06/2012 - 08h34min

Atualizada em: 25/06/2012 - 08h34min


Fátima volta ao ar hoje

A pergunta que William Bonner fazia diariamente à mulher e então companheira de bancada do Jornal Nacional, durante a Copa do Mundo de 2010, poderia ser respondida pela apresentadora, a partir de hoje, com um sonoro:

No palco, realizando um sonho, William!

Porque é assim, com encantamento, que ela fala sobre o seu Encontro Com Fátima Bernardes (RBS TV, 10h40min), programa para o qual o público vai ser apresentado hoje.

- Há pelo menos quatro anos, falo dessa minha vontade de fazer algo diferente dentro da emissora. Foi trabalhoso viabilizar, mas está lindo, do jeitinho que imaginei - desmancha-se a jornalista, confessando um "friozão" na barriga:

- Só penso nisso, só falo nisso. O primeiro "ao vivo" ainda nem foi ao ar e já estou mirabolando o que fazer para a próxima semana...

Retratos da Fama relembra a trajetória da jornalista e conta como vai ser o seu programa!

Conversa gostosa...

Seis meses depois de deixar o JN, telejornal do qual era âncora há 14 anos, Fátima troca o costumeiro "boa-noite!" ao telespectador por um entusiasmado "bom-dia!", principalmente, às donas de casa.

- Minha ideia é que o público adulto, que deixava a tevê ligada por inércia ou na companhia do filho depois do Mais Você e do Bem Estar, comece a prestar atenção no que vou dizer, e se sinta parte do assunto. O programa não é feminino nem jornalístico. É de atualidade, e se propõe a ser uma conversa gostosa - detalha Fátima, enfatizando o seu propósito.

JN só pela televisão

Com a mudança de rotina, Fátima passou de âncora a telespectadora do JN. Diariamente, ela janta com os filhos e assiste ao telejornal ao lado deles, os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, 14 anos:

- É um momento em que aproveitamos para debater temas atuais e trocar experiências sobre a vida. Sentia falta dessa intimidade com as crianças. Nessa fase da adolescência em que estão, querem conversar, têm muita coisa para contar. Mas tem que ser na hora em que querem dizer, e não na hora em que quero ouvir.

Sem ciúme

Por tanta convicção, Fátima garante que não houve nenhum tipo de ciúme quando, no dia seguinte à sua despedida do JN, assistiu à gaúcha Patrícia Poeta em seu lugar na bancada, ao lado de maridão:

- Estava muito preparada e tranquila para essa saída. Se tivessem me tirado à força de lá, até poderia haver um ciuminho, mas não. Foi algo que quis tanto, eu insisti! A despedida, sim, foi difícil. Não estava dando "tchau" só para o JN, mas para o prédio do Jardim Botânico (no Rio), onde trabalhei por 25 anos seguidos, e para todos os amigos de longa data que lá permanecem. O universo do Projac (onde ficam os estúdios da TV Globo, também no Rio) era, e ainda é, novo pra mim.

Cinquentona

Pensar que está completando meio século de vida causa-lhe um certo estranhamento, segundo a própria Fátima confessa:

- Não consigo me enxergar com 50 anos e todo o peso que esse número redondo traz. É engraçado, porque tenho a mesma disposição de antes, a cabeça fervilha de planos. Mais nova, quando pensava em alguém com a idade que tenho hoje, achava essa pessoa muito velha. A luta contra o envelhecimento é inglória, já que a outra opção (morrer) também é péssima, né? Então, que eu faça 50, 50 e muitos! (risos)

Cumplicidade em família

Bonner chega a tempo de conferir Avenida Brasil na companhia do quarteto:

- Ele perde o início do capítulo, mas a gente rapidamente o coloca em dia com os acontecimentos. Estamos todos viciados na novela!

Passar o dia longe do maridão trouxe um bônus ao relacionamento: os dois, agora, têm assuntos variados para trocar.

- Isso é legal, sim. Ele está tão ansioso e empolgado como eu. Pena que não vai conseguir assistir ao vivo, por estar trabalhando na hora - diz Fátima.

Devagar e sempre

Se, antes, a jornalista tinha o marido como chefe, agora, a apresentadora tomou as rédeas da situação.

- Sou virginiana, gosto de tudo sob controle. Com o amadurecimento, fui relaxando e percebendo que as surpresas também podem ser boas. Bonner gosta mais do improviso, eu prefiro o conforto do planejamento. Mas adoro trabalhar em grupo, ouvir e ser ouvida. Essa troca é sempre boa. E, olha, continuo tendo muito chefe, viu? - brinca Fátima, que não está muito preocupada com os números do Ibope nesse primeiro momento:

- Vai ser uma conquista diária, devagar. Isso é motivador!

Muitas comemorações

Encontro Com Fátima Bernardes é mais um motivo de festa para a apresentadora, em um ano recheado de celebrações especiais: ela faz 25 anos de TV Globo, 50 de idade (no dia 17 de setembro) e os filhos, 15 anos de vida (em 21 de outubro).

- Só vou comemorar o aniversário das crianças! - avisa ela, que tem fama de festeira:

- Realmente, adoro uma festa! Eu mesma invento, organizo, convido os amigos... Só que, este ano, a estreia do programa já é um festão de gala. Se eu for badalar todas as datas, caio dura. Deixa para pensar no meu aniversário no ano que vem!

Os 15 anos dos filhos

- Laura e Beatriz querem comemorar a nova idade, dançar com os amigos. Já Vinícius avisou: "Só vou como convidado. Menino não faz festa de 15 anos!". Quando ele fizer 18, comemora. Lembro dos meus 15 anos. Queria muito! Eu estava de vestido branco, teve uma missa e, depois, festejei com os colegas do colégio.

De bem com o espelho

As rugas, naturais da passagem do tempo, ainda não incomodam a jornalista. Nem o advento do High Definition (a alta definição da imagem em HD) amedronta Fátima:

- Fica tudo tão bonito, nítido... As rugas estão aqui, sim. No dia em que não estiver satisfeita com o espelho, tomo uma providência. Não sou contra plásticas. Os recursos estão aí para serem usados. Já apliquei botox!

Boas novas na telinha

- O programa terá uma plateia, que eu prefiro chamar de convidados, já que eles vão participar ativamente e não serão meros espectadores. No palco e em reportagens, vou contar com uma equipe fixa, formada pelo jornalista Lair Rennó, pelas repórteres Lília Teles, Aline Prado e Gabriela Lian, pelos humoristas Marcos Veras e Victor Sarro, e pelo músico Branco Mello, dos Titãs. O cenário está todo colorido e interativo, em formato 360º.

Visual solto

- Acho que o meu cabelo nunca esteve tão comprido. O tom claro nas pontas continua o mesmo. Nesses seis meses fora do ar, usei aparelho fixo nos dentes e cuidei do corpo com dieta sem glúten e com exercícios. Já fui bailarina, e a vida toda me preocupei em estar no meu peso (60kg, em 1,69m de altura). Agora, aparecendo de corpo inteiro no vídeo, vou usar vestidos variados e um guarda-roupa menos formal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias