Polêmica na telinha
Ficar com ex de amigo é traição?
Nas novelas, a polêmica divide opiniões. Afinal, Ficar com ex-marido ou ex-namorado de amigo é considerado traição? Confira as opiniões dos famosos sobre o assunto
Em Malhação e em Avenida Brasil, uma saia justa está colocando em risco relacionamentos e amizades. Na novelinha adolescente, Babi (Marcella Rica) e Guido (Gil Coelho) encaram a situação complicada de estarem juntos, já que a moça teve um romance com Betão (Lucas Cordeiro), amigo do seu namorado. Na trama das nove, Olenka (Fabíula Nascimento) vem trocando beijos calientes com Silas (Ailton Graça), que foi casado com a sua melhor amiga, Monalisa (Heloísa Périssé). Mas o que vale mais: um novo amor ou uma grande amizade?
- Já tive amigos que chegaram numa ex-namorada minha. Ainda bem que ela não topou, porque seria uma situação chata. Mas, quando a relação não é séria, não tem problema. Já fiquei com meninas que os meus amigos ficaram também. Tranquilo.
Lucas Cordeiro, o Betão de Malhação
"Já aconteceu comigo"
- Já aconteceu comigo. Eu namorei um cara por um ano, e uma amiga minha, depois, também namorou ele. Ela veio falar comigo e perguntou se eu estava chateada, mas eu disse que não. Se você não quer mais, bola pra frente! Todo mundo tem que ser feliz.
Marcella Rica, a Babi de Malhação
Melhor deixar pra lá...
- Aconteceu de eu estar no lugar do Guido e pular fora, porque era um amigo muito próximo. Preferi deixar pra lá, para não me envolver com a pessoa. Se um amigo quisesse ficar com uma ex minha, eu ficaria um pouco triste se ele não viesse falar comigo antes.
Gil Coelho, o Guido de Malhação
À prova de bala perdida!
- Não por abalar a amizade, mas, para mim, nunca rolou interesse por ex de amigas. Ex de amiga está blindado. Sei que há grupos de adolescentes que ficam entre eles numa boa, mas, entre a minha turma de amigas, nunca rolou. É código de conduta, e eu não me sentiria à vontade. Não julgo quem faça, mas, para mim e para as minhas amigas, não funciona.
Alice Bastos Neves, apresentadora do Globo Esporte
O coração desconhece a ética...
- Eu acho que, para estas coisas do afeto, do coração, não tem ética. A gente não escolhe. Claro que um pouquinho de ética vai bem, mas, quando passa pelo canal do amor, acaba surpreendendo. É comum sempre achar que o outro está nos sacaneando ou nos traindo, quando um amigo dá em cima da nossa ex, mas, às vezes, não é isto. De repente, rolou algo maior, mais forte, que passou por cima de tudo. É o amor! Conheci um rapaz que foi noivo durante muito tempo e terminou o relacionamento. O irmão mais novo dele passou a namorar a garota, e eles se casaram. O ex ficou frustrado por um tempo, mas, quando viu que era sério e que os dois se amavam, aceitou e foi até padrinho do filho deles. Lá na frente, a gente entende. Talvez, já estivesse escrito.
Ailton Graça, o Silas de Avenida Brasil
No Alegrete, era assim
- Depende de como acabou o namoro... Se o teu amigo não quer mais a menina, foi ele quem acabou o relacionamento, não vejo problema em ficar com a ex dele... Mas tem um tempo a se respeitar! Agora, se o amigo foi dispensado pela guria, daí, essa mulher virou homem! É muita sacanagem com o cara! Vim do Alegrete, e, lá, por ser uma cidade pequena, acontecia muito isto na turma de amigos. A minha primeira namorada era ex de um amigo meu, e não teve problema. Claro que era coisa de adolescente! Hoje, adulto, talvez, fosse diferente.
L. Potter, apresentador do Patrola e participante do Pretinho Básico, da Rádio Atlântida (94.3 FM)
ANTES DE ENTRAR DE CABEÇA, PENSE BEM!
- A amizade é um sentimento baseado na confiança e na familiaridade. Para um verdadeiro amigo, contamos intimidades, trocamos favores e confidências.
- Por isso, a dúvida sobre se rolou uma traição antes do fim do relacionamento, já que, provavelmente, o novo casal formado se conhecia antes, pode envenenar a amizade. Sempre fica uma desconfiança no ar.
- O grande risco, neste tipo de relacionamento, é perder o (a) amigo (a) ou enfraquecer bastante a amizade.
- Por isso, é importante pensar bem antes de entrar num relacionamento com o (a) ex de um (a) amigo (a), principalmente se a relação deles foi séria.
- Se achar que vale a pena arriscar pelo amor, tenha uma conversa bem franca com o (a) amigo (a), e boa sorte!
* As dicas são da psicanalista e sexóloga Rafaela Couto
VAI DAR BRIGA!
O relacionamento entre Silas e Olenka vai abalar a amizade das melhores amigas de Avenida Brasil. E quem contará tudo para Monalisa é Muricy (Eliane Giardini).
Arrasada, a cabeleireira expulsará a amiga de casa. Monalisa ficará completamente decepcionada e se vingará dos dois: ela vai esperar Olenka sair para encontrar o namorado misterioso e a seguirá até a casa de Silas.
Chegando lá, interromperá uma transa do casal, com direito a lição de moral. Olenka tentará se explicar e pedirá desculpas, mas, irada, Monalisa voltará para casa e colocará todas as roupas da amiga no meio da rua.