Novela da vida real
Paixão não tem idade!
Casais com diferença de idade estão presentes na telinha e na vida real
O amor está no ar, e os relacionamentos com diferença de idade entre os parceiros andam na mira dos holofotes. As novelas estão cheias de boas histórias para contar: em Amor Eterno Amor, Jáqui (Suzi Rêgo), mais velha, morre de ciúme do marido, o boa-praça Kleber (Marcelo Faria). Em Avenida Brasil, diferentes idades são o combustível para situações hilárias entre dois casais que caíram no gosto do público, Leleco (Marcos Caruso) e Tessália (Débora Nascimento) e Muricy (Eliane Giardini) e Adauto (Juliano Cazarré). A harmonia é possível, mesmo quando há uma lacuna de muitos anos entre o casal. Mas, para vencer os perrengues que aparecem nestes casos, são necessários amor e parceria. A boa notícia para as veteranas é que o preconceito já diminuiu muito em relação às lobas que namoram garotões. Avalie os prós e os contras!
Os tempos mudam, e as relações também. Hoje em dia, com as novas configurações familiares, pessoas separando-se e dando início a uma nova vida a qualquer momento da sua trajetória, ficou mais comum encontrar casais felizes, apesar das décadas entre eles.
Também diminuiu o preconceito, segundo a sexóloga e colunista do Diário Gaúcho Lúcia Pesca, salientando que as dificuldades vividas por este tipo de casal não são tão diferentes das dos pares com idades próximas:
- Antigamente, tudo era visto como interesse: a mulher jovem de olho na grana do mais velho, ou a mais velha com interesse no corpo do gurizão. E o homem mais velho querendo desfilar a namorada para os amigos. Hoje, todo mundo vive mais feliz e menos preocupado.
A especialista, porém, adverte para algo que não muda, ao longo dos tempos: o medo da traição.
- O parceiro que envelhece antes tem medo de ser passado para trás. Tem que se bastar, pois, se for inseguro, dança logo - orienta Lúcia.
A psicanalista e sexóloga Rafaela Couto salienta que ninguém escolhe idade para se apaixonar, e que pessoas de 60 anos ou mais são capazes de despertar, sim, a paixão nos outros:
- Claro que vão surgir diferenças. É neste momento que o casal deve fazer acordos, respeitando as adaptações. Tem que haver tolerância!
Para a relação durar
- Sexo bom: a sintonia na cama segura uma relação com grandes diferenças de idade. O sexo pode não ser em quantidade, mas deve ter qualidade.
- Admiração: um deve ter orgulho do outro.
- Cumplicidade: um precisa dar força para o outro, ser parceiro, ter gostos e projetos em comum.
- Controle o ciúme: se começarem as cobranças e o ciuminho sem fundamento, não tem como dar certo.
Estão felizes!
- Susana Vieira, 69 anos, está com o ator Sandro Pedroso, 29 anos, desde 2009. Em recente entrevista, ela afirmou que Sandro é o amor da sua vida.
- Aos 68 anos, José de Abreu, o Nilo de Avenida Brasil, está casado há oito anos com Camila Mosquella, 31 anos. Ele garante que nem pensa na diferença de idade.
- Entre idas e vindas, Ana Maria Braga, 63 anos, e Marcelo Frisoni, 42 anos, estão juntos desde 2007.
- Stênio Garcia, 78 anos, e Marilene Saade, 43 anos, vivem paixão e companheirismo há 15 anos.
Quando ela é mais velha
A FAVOR
- Um homem mais jovem traz juventude, tira da mulher o ar "vovozinha". Ela vai fazer dieta, entrar para a academia, vestir-se melhor.
- O garotão tem mais pique sexual, justamente quando a mulher está em uma fase mais liberada e assume os seus desejos. Ela não tem medo de engravidar, conhece o seu corpo e sabe o que a agrada.
- Mais estabilizada financeiramente, ela pode buscar alguém que a complete, não um provedor.
CONTRA
- Se tem filhos, pode ser que não aceitem a relação. Uma mãe costuma importar-se com a opinião deles, podendo até abrir mão do romance, ou mesmo afastar-se da família.
- Se o rapaz não é pai, e ela já não pode mais ter filhos, há risco de conflitos.
- Se ela é bem-sucedida, pode acontecer um descompasso financeiro. Ele pode não conseguir bancar jantares e viagens.
Quando ele é mais velho
A FAVOR
- Avanços na Medicina permitem que o homem tenha qualidade no sexo, apesar da idade.
- Em uma segunda relação, pode vir a exercer a paternidade em plenitude, com mais tempo para curtir o novo filho.
- Mulheres mais jovens costumam ser mais pacientes com os coroas do que as parceiras da mesma idade.
CONTRA
- Quando os filhos são da mesma idade da parceira, é bem comum que ela entre para a turma dos filhos, deixando o parceiro de lado.
- Se há dificuldade de ereção, o casal pode entrar em descompasso.