Notícias



Lágrimas e indignação

Postos fechados revoltam pacientes em Porto Alegre

Depois de viajar 250 quilômetros, paciente chorou ao ver porta fechada em centro de saúde no IAPI

08/06/2012 - 12h05min

Atualizada em: 08/06/2012 - 12h05min


Pacientes com consultas marcadas para a manhã desta sexta-feira tiveram uma desagradável surpresa. A exemplo de outros postos de saúde do município, o Centro de Saúde IAPI amanheceu fechado, provocando desespero em pacientes como Neli Barros, de 60 anos.

Ela viajou mais de 250 quilômetros para buscar atendimento na Capital. De madrugada, ela embarcou no veículo contratado pela prefeitura de Capão do Leão, no sul do Estado, com outros quatro pacientes. Neli realizou uma cirurgia na coluna em janeiro e seria atendida por um médico, às 7h30min. Com dores e andando de muletas, Neli desabou no choro ao deparar com as portas fechadas.

- Acordamos de madrugada para viajar e quando chegamos aqui dizem que está fechado porque é feriado - reclama o marido de Neli, Nilzo Medeiros, que acudia a mulher caída ao chão, chorando.

 
Neli esperou sete meses para a consulta marcada para esta sexta-feira. Foto: Ronaldo Bernardi


No interior do prédio, funcionários apenas avisavam que o local não seria aberto. Um cartaz, fixado na parede dizia: "Dia 08/06, o posto estará fechado".

O motorista Guido Júlio Hirdes tentava encontrar uma forma de ajudar seus passageiros. No entanto, teve que deixar o posto de saúde e procurar um hospital para Neli.

- Acho que vamos ter que voltar (para Capão do Leão). Não avisaram a prefeitura nem o transporte que (o posto) estaria fechado - lamentou durante a manhã.

Já a dona de casa Pedra Silva da Silva, de 60 anos, tinha consulta com um dentista às 9h30min. Foi orientada a telefonar novamente na segunda-feira e tentar remarcar o atendimento.

- Não avisaram que iam fazer feriadão.

Contraponto:

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que, nos dias de pontos facultativos, os postos de saúde são fechados. Como o decreto saiu somente na quarta-feira, a secretaria não tem certeza se houve tempo suficiente para avisar a todos os pacientes que tinham consulta marcada. O órgão afirma que divulgou a informação por meio do site e redes sociais da prefeitura.

Atualização:

Neli foi encaminhada ao Hospital Conceição, onde não obteve o exame que necessitava. Foi medicada com calmantes e deve voltar à Capão do Leão ainda hoje. Ela disse que entrará em contato com a prefeitura de Capão do Leão para tentar remarcar a consulta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias