Notícias



Fila para o dentista

Um ano com dor de dente

Tratamento de canal pelo Sus pode demorar um ano para ser realizado na Capital. Próteses também são uma dificuldade

08/06/2012 - 09h33min

Atualizada em: 08/06/2012 - 09h33min


Daiane enfrenta a longa espera para tratamento dentário

É preciso bem mais do que alegria para os porto-alegrenses manterem o sorriso estampado no rosto. Na rede de saúde bucal do município, alguns casos, como tratamento de canal, levam no mínimo um ano para atendimento. Próteses dentárias também são difíceis de conseguir. A oferta deve ser ampliada apenas no final do ano.

Enquanto isso, pessoas como Daiane Soares Mariano, 28 anos, esperam sofrendo. Moradora da Vila São Borja, no Bairro Sarandi, ela conta que é difícil conseguir ficha para atendimento no posto de saúde da região. E, mesmo assim, a gravidade do seu caso pede um atendimento mais complexo.

- O dentista do posto me avaliou, mas disse que o meu caso é complicado, precisa extrair os dentes e colocar prótese - diz.

● Ruim até para buscar emprego

Daiane sente na pele as barreiras que a falta de um sorriso pode criar. Ela evita comer em lancherias, não gosta de tirar fotos, quase não conversa no ônibus para evitar que as pessoas notem e se sente prejudicada até na busca de emprego.

- Está me atrapalhando. Sinto dor na hora de comer e já tive que ir para o hospital por causa de um abscesso - relata.

● Os gargalos do sistema

Casos como o dela, mais complexos, são justamente a dor de dente do sistema de saúde bucal da rede pública. Por enquanto, as próteses são oferecidas apenas no centro de atendimento do Conceição.

- Prótese e endodontia (tratamento de canal) são os gargalos. Demora não menos que um ano. Temos uma defasagem de recursos humanos histórica - explica o coordenador da área técnica de saúde.

A rede na Capital

Ações básicas nas UBS e ESF
● Prevenção, aplicação de flúor, remoção de tártaro e placa bacteriana, restaurações, extrações e pequenas cirurgias.

Ações de média complexidade
● São realizadas nos centros de saúde Santa Marta, Vila dos Comerciários e Bom Jesus, Grupo Hospitalar Conceição e Faculdade de Odontologia da Ufrgs (por convênio). Neste ano, será inaugurado um centro no IAPI.
● O que é oferecido: tratamento de canal, das gengivas, extrações de dentes mais complexas e cirurgias na boca (cirurgia bucomaxilofacial), prevenção do câncer de boca
(estomatologia), atenção a pacientes especiais, serviços de radiologia e laboratorial.

Ações de alta complexidade
● Incluem os tratamentos e cirurgias que exigem atendimento hospitalar. Serviços de urgência 24 horas
● Dor aguda e hemorragias são atendidos no Pronto Atendimento de Odontologia da Vila dos Comerciários e na Urgência Odontológica do Hospital Conceição. Traumas, no HPS e no Hospital Cristo Redentor.

Perspectiva de melhorias

Quando é necessário um atendimento mais complexo, os pacientes são encaminhados via Central de Marcação de Consultas. Contudo, não é possível saber ainda quantas pessoas estão na fila: segundo Fernando, os dados estão sendo cadastrados no sistema informatizado.

Ele destaca que está em ampliação o atendimento em saúde bucal nas equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF). A previsão é que, até 2013, esse número chegue a 68 unidades, 50% do total. Este ano, 20 dentistas serão chamados para trabalhar nas UBS e a criação de outros cargos está prevista.

Em agosto, tem início também a qualificação de profissionais das equipes de ESF para a confecção de próteses na rede básica.

Saiba mais

Problemas causados por descuido com a higiene bucal

● Inflamação nas gengivas e dentes, desconforto, sangramento.
● Cárie, dor e até perda dos dentes.
● Dificuldades de mastigar, fazendo com que os alimentos sejam ingeridos inteiros e causando problemas na digestão.
● Mau hálito.
● Dor de cabeça e nas articulações devido ao não uso de prótese.

Previna-se
● Dedique tempo para a sua higiene bucal. Não deixa para cuidar disso quando estiver com sono ou atrasado.
● Use material adequado: escova plana e macia, creme dental e água.
● O fio dental deve ser passado ao menos uma vez por dia, porque a escova não limpa entre um dente e outro.
● Beba bastante água.
● Evite ingerir alimentos açucarados a todo momento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias