Solta os cachorros!
Ana Maria Braga abre o coração em entrevista
Retratos da Fama deste final de semana está uma delícia, bem como as receitas que a estrela destas duas páginas prepara em seu programa na TV Globo!
Uma das apresentadoras mais queridas da tevê - e colunista do nosso Olá! -, Ana Maria Braga, 63 anos, ganha estas páginas centrais do caderno. Em outubro, o seu Mais Você completa 13 anos no ar, e, neste espaço, contamos grandes momentos da vida da mãe do Louro José.
Ao lado, em entrevista exclusiva para o Diário Gaúcho, esta paulista de São Joaquim da Barra fala sobre a sua rotina, o Mais Você, sua boa forma e como enfrentou - e venceu! - o câncer duas vezes.
Infância no Interior
Filha única de José Maffei e Lourdes Braga Maffei (já falecidos), Ana Maria nasceu em São Joaquim da Barra, no Interior de São Paulo. Na adolescência, fugiu de casa e começou a trabalhar para bancar o seu curso de Biologia, em São José do Rio Preto. Formada, seguiu para a capital paulista, para fazer uma especialização.
O encanto pela telinha
Nos anos 70, por acaso, começou a trabalhar na tevê. O emprego na TV Tupi era só para pagar o seu curso, mas Ana pegou gosto pela magia da tevê. Apresentou telejornais, shows e um programa feminino. Depois, cursou Jornalismo.
Ana Maria ficou afastada da telinha por mais de dez anos. Neste período, trabalhou como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.
Em 1992, voltou com o Note e Anote, na Record. Na TV Globo, está desde 1999 - no dia 18 de outubro, o Mais Você faz 13 anos. Na estreia, ele ia ao ar à tarde, mas logo foi para as manhãs da emissora.
Filhos e netos
Mãe de Mariana, 29 anos, e do fotógrafo Pedro, 28 anos, a loira é avó de Joana (um ano e meio, filha de Mariana com o corretor de imóveis Paschoal Feola) e de Bento (da relação do filho com Manuela Corona, o bebê tem três meses).
Vira e mexe, a loira é flagrada ao lado dos pitocos. Recentemente, apresentou Bento aos seus telespectadores, no Mais Você. Uma fofura!
Mudança
Em 2008, o Mais Você saiu dos estúdios de São Paulo e passou a ser apresentado direto de uma linda casa no Projac, os estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro. Com isto, Ana deixou a capital paulista e mudou-se de mala e cuia para a Cidade Maravilhosa.
Os três amores da loira
- Na década de 80, casou-se com Eduardo de Carvalho, e teve dois filhos com ele: Mariana e Pedro. Separou-se quando estava às voltas com o seu retorno à tevê, em 1992.
- Em 1997, uniu-se ao ex-segurança Carlos Madrulha. O relacionamento amoroso estendeu-se para os negócios - ele foi empresário da apresentadora enquanto estiveram casados.
- Desde 2007, é casada com o empresário Marcelo Frisoni, 42 anos. O romance é marcado por altos e baixos. Em 2010, ela chegou a anunciar a separação. Hoje, parecem viver uma fase mais tranquila do relacionamento. Ana mora no Rio, e ele, em São Paulo.
- Faz quatro anos que eu perdi o convívio do dia a dia. A gente faz isso pelo telefone, mas não é a mesma coisa. E é bom porque não dá tempo de brigar, vai brigar por quê? - disse ela ao site IG (www.ig.com.br).
Virou revista
No início deste ano, foi lançada a sua revista, que leva o nome A.
- Tenho tinta correndo nas veias - brincou a apresentadora na época do lançamento, lembrando a sua experiência no mercado editorial.
A publicação mensal tem sempre a loira na capa e traz assuntos como moda, comportamento, decoração, culinária, sexo e beleza.
Um programa para toda a família brasileira
Diário Gaúcho - Em quase 13 anos, o Mais Você passou por diversas mudanças no conteúdo. Como encara isto?
Ana Maria Braga - O Mais Você é um programa de variedades direcionado para a família, portanto, é preciso estar atento a todas as novidades e notícias que façam parte deste universo. Eu e a minha equipe estamos constantemente em busca de pautas, temas e discussões que atendam este público. O Mais Você nasceu em 1999 com um formato que se mantém até hoje, fomos agregando quadros, ajustando às próprias mudanças do telespectador.
Diário - Há muita sintonia entre você e o Louro José! Os papos são no improviso ou já é acertado antes?
Ana Maria - Não, tudo é de improviso, não seguimos nenhum roteiro predefinido. Temos o espelho do programa (o cronograma do que vai rolar) e, a partir daí, estamos soltos e criamos espontaneamente.
Louro José está na flor dos 15 aninhos. O personagem foi criado pela apresentadora em 1997. Na época, diversas formas para o boneco foram testadas, bem como seus manipuladores, até ser experimentado pelo assistente de palco Tom Veiga, que o controla desde então.
Diário - O Mais Você tem vários quadros. Você participa de todas as etapas da atração? Como é o seu envolvimento?
Ana Maria - Sou apresentadora das 8h30min às 10h. Depois, incorporo a produtora, pauteira, editora, enfim, exerço todas as funções e estou 100% presente no decorrer da formação do programa. Sou participante, palpiteira. Preciso disso, sou quem está à frente do Mais Você, e ele precisa ter a minha cara, a minha personalidade, ter o que eu acredito e gosto.
Diário - O Encontro Com Fátima Bernardes interferiu na produção do seu programa?
Ana Maria - De forma alguma. São programas de variedades, mas cada um tem uma abordagem junto ao público.
Diário - E que tipo de público assiste ao seu Mais Você?
Ana Maria - É produzido para toda a família. Temos a preocupação de ter pautas que atendam ao universo masculino, feminino e infantil.
Diário - Como sente o carinho das pessoas, nas ruas?
Ana Maria - O público é muito carinhoso comigo sempre. Acho ótimo essa interação. Eles conversam comigo como se eu realmente estivesse na sala junto com eles. Isto é uma das grandes recompensas do meu trabalho.
Diário - Como faz para ter apetite e comer aquelas delícias tão cedo?
Ana Maria - Tão cedo para quem está em casa (risos), mas eu acordo às 5h. Dentro do roteiro, a culinária entra no ar depois das 9h15min, em média. Nesse horário, já tenho fome.
Diário - Como mantém a boa forma com todas aquelas delícias que prepara? Não deve ser fácil!
Ana Maria - Tenho muita sorte, tenho uma genética ótima. Gosto muito de caminhar, andar de bicicleta, mas, infelizmente, não consigo me dedicar tão assiduamente a esses exercícios. Mas me alimento corretamente, tomo muita água, como frutas, evito frituras, não como muita carne também.
Diário - Os comentários sobre a sua vida pessoal a impedem de fazer alguma coisa?
Ana Maria - Incomodam quando falam o que não é verdade, quando inventam.
Diário - Nas duas vezes em que você enfrentou o câncer, sempre demonstrou ter muita fé na recuperação e ficou bem. Qual a importância de ter encarado a doença desta forma?
Ana Maria - Foi vital, eu segui fielmente o que minha equipe médica propôs e recomendou. Sempre tive muita fé em Nossa Senhora de Fátima, que esteve sempre ao meu lado. Só com muita fé, a família ao lado apoiando, é que a gente consegue aguentar todo o tratamento.
Vitoriosa
Ana já venceu o câncer duas vezes: em 1991, teve o de pele e, dez anos depois, em dois pontos: na virilha e no reto. Em 1998, ela ainda retirou um tumor benigno do útero.
Em 2001, a loira comparou o câncer a "um resfriado, a uma dor e a uma prisão de ventre".
- Sei que vou sair dessa - disse ela no seu Mais Você.
Com bom humor, usou luvas em função da doença na pele e, na segunda vez, circulou com o cabelo bem curtinho. Sua coragem de compartilhar este sofrimento com seus telespectadores comoveu os brasileiros.
Mulher de fé
No livro A Força da Fé (preço médio de R$ 25), escrito pela jornalista Iva Oliveira, Ana Maria é uma das famosas que dá o seu depoimento. A apresentadora conta como encarou a doença e reafirma sua crença em Deus. Veja um trecho editado:
"De uns tempos para cá, Nossa Senhora de Fátima Peregrina se transformou em minha grande companheira. Ela passou a ter um significado muito grande porque entreguei minha vida em suas mãos na época do meu segundo câncer. Hoje, além de recebê-la em casa, onde há um altar reservado para ela, faço uma missa em sua homenagem anualmente".