Clima de primavera
Calorão é convite para curtir a natureza
Apesar de ser agosto, o Calor convida a passeios nas praças e parques da Capital. Mesmo que pareça fora de época, é o período certo para os ipês florescerem na Capital
Para os apaixonados pelo inverno, o mês de agosto está sendo uma decepção. As temperaturas elevadas, principalmente durante o dia, chegam a provocar dúvidas sobre qual a estação do ano em que nos encontramos. E fazem a alegria de quem curte o calor.
Ontem, a máxima chegou a 33°C, em Campo Bom. Em Porto Alegre, os termômetros ficaram nos 29,8°C. Pelas ruas da Capital, os ipês carregados de flores chamam a atenção. Há quem se pergunte se isso é normal ou também está fora de época, como o calorão. Mas o biólogo da Smam Flávio Barcelos Oliveira atesta:
- Não é verdade que os ipês florescem na primavera. É normal eles florescerem nos últimos calores do inverno. Não é um fenômeno atípico.
É bom lembrar: Flávio está falando dos ipês amarelos e roxos, árvores nativas que povoam as ruas da cidade. Há outras espécies que florescem em épocas diferentes.
Caminhadas ao sol
De qualquer forma, a beleza natural torna os passeios mais agradáveis. Adepto de passeios de bicicleta na Redenção e no Gasômetro, além de boas caminhadas, o motorista Luiz Roberto Nallem, 64 anos, comemora os dias de calor.
- Agrada bastante esse clima. É maravilhoso, dá mais vontade de sair para a rua - conta o morador do Bairro Santana.
No Parque Marinha do Brasil, o engenheiro civil aposentado Roberto Lafalce, 66 anos, também aproveitou o dia para caminhar. Apesar de alertar que as mudanças de temperatura podem trazer problemas de saúde, ele é fã dos dias mais quentes.
- Eu prefiro esse tempo, no frio é pior. Essa época é boa, está mais agradável - destaca.
Previsão do tempo
Para os fãs do calor, a previsão só traz boas notícias: pelo menos durante a próxima semana, a chuva deve passar longe de Porto Alegre, e os termômetros vão oscilar entre 14ºC e 31ºC.