Saúde informatizada
Começa marcação on-line de consultas
Novo processo já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde Bananeiras, no Bairro Aparício Borges. Relação com os pacientes também muda
Já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bananeiras, no Bairro Aparício Borges, na Capital, o agendamento eletrônico de consultas da rede básica. O anúncio oficial foi feito na sexta, com a presença da comunidade, de funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do titular da pasta, Marcelo Bósio.
A mudança representa o início de uma nova etapa no processo de informatização do sistema de saúde da Capital. E promete ser a solução para dois problemas graves: as longas esperas na madrugada e a venda de lugares em frente às unidades de saúde.
- São passos sólidos para resolver o problema crônico de filas e fichas - avalia o secretário.
Agendamento em qualquer horário
Para os usuários da UBS Bananeiras, a secretaria garante que não será mais preciso madrugar na fila: com os dados no computador, em qualquer horário que o paciente chegar à unidade, vai conseguir marcar a consulta para os próximos dias. O projeto será estendido gradativamente às outras unidades.
Cartão Sus pronto na hora
Mas a informatização é apenas parte de uma mudança maior, que muda o relacionamento dos profissionais da saúde com os pacientes. Para dar início ao processo na UBS Bananeiras, foi preciso realizar uma reforma física no posto, treinar a equipe e contratar duas funcionárias, responsáveis pelo cadastro dos usuários e confecção do Cartão Sus, como o recebido ontem pela gestante Vivianne Amora, 19 anos, e que fica pronto na hora.
Grávida de oito meses, ela estava habituada a chegar cedo ao posto e aguardar na fila para conseguir consulta. Agora, a expectativa é de que tudo melhore.
- Com certeza, vou ficar mais tranquila. Espero não ter mais que enfrentar fila - destaca Viviane.
Avanço em outros dez postos
Quem também aproveitou para fazer o Cartão Sus ontem foi a dona de casa Meri Greice Garcia Fagundes, 47 anos. Usuária do posto há vários anos, estava acostumada a madrugar para conseguir atendimento.
- Espero poder chegar aqui e ser atendida ou marcar a consulta sem fila - revela.
Na UBS Bananeiras, são realizados cerca de cem acolhimentos por dia. O próximo passo da SMS é informatizar outras dez unidades, em diferentes regiões da cidade.
O novo processo
- O paciente chega à unidade e recebe a orientação para atendimento (se for para realizar o Cartão Sus, marcar consultas ou passar pelo acolhimento).
- No acolhimento, a equipe de enfermagem faz uma triagem e avaliação do caso do paciente.
- Se for urgente, ele é atendido na hora. Caso não tenha mais disponibilidade de horário, é encaminhado a outras unidades de atendimento de urgência, no mesmo dia.
- Se não for urgente, o paciente agenda uma consulta no sistema eletrônico para os dias seguintes.
- Quem consultar e precisar retornar ao posto em alguns dias, já faz o agendamento logo que sair do primeiro atendimento.