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Saúde informatizada

Começa marcação on-line de consultas

Novo processo já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde Bananeiras, no Bairro Aparício Borges. Relação com os pacientes também muda

04/08/2012 - 09h35min

Atualizada em: 04/08/2012 - 09h35min


Vivianne fez o cadastro e já recebeu seu cartão

Já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bananeiras, no Bairro Aparício Borges, na Capital, o agendamento eletrônico de consultas da rede básica. O anúncio oficial foi feito na sexta, com a presença da comunidade, de funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do titular da pasta, Marcelo Bósio.

A mudança representa o início de uma nova etapa no processo de informatização do sistema de saúde da Capital. E promete ser a solução para dois problemas graves: as longas esperas na madrugada e a venda de lugares em frente às unidades de saúde.

- São passos sólidos para resolver o problema crônico de filas e fichas - avalia o secretário.

Agendamento em qualquer horário

Para os usuários da UBS Bananeiras, a secretaria garante que não será mais preciso madrugar na fila: com os dados no computador, em qualquer horário que o paciente chegar à unidade, vai conseguir marcar a consulta para os próximos dias. O projeto será estendido gradativamente às outras unidades.

Cartão Sus pronto na hora

Mas a informatização é apenas parte de uma mudança maior, que muda o relacionamento dos profissionais da saúde com os pacientes. Para dar início ao processo na UBS Bananeiras, foi preciso realizar uma reforma física no posto, treinar a equipe e contratar duas funcionárias, responsáveis pelo cadastro dos usuários e confecção do Cartão Sus, como o recebido ontem pela gestante Vivianne Amora, 19 anos, e que fica pronto na hora.

Grávida de oito meses, ela estava habituada a chegar cedo ao posto e aguardar na fila para conseguir consulta. Agora, a expectativa é de que tudo melhore.

- Com certeza, vou ficar mais tranquila. Espero não ter mais que enfrentar fila - destaca Viviane.

Avanço em outros dez postos

Quem também aproveitou para fazer o Cartão Sus ontem foi a dona de casa Meri Greice Garcia Fagundes, 47 anos. Usuária do posto há vários anos, estava acostumada a madrugar para conseguir atendimento.

- Espero poder chegar aqui e ser atendida ou marcar a consulta sem fila - revela.

Na UBS Bananeiras, são realizados cerca de cem acolhimentos por dia. O próximo passo da SMS é informatizar outras dez unidades, em diferentes regiões da cidade.

O novo processo

- O paciente chega à unidade e recebe a orientação para atendimento (se for para realizar o Cartão Sus, marcar consultas ou passar pelo acolhimento).

- No acolhimento, a equipe de enfermagem faz uma triagem e avaliação do caso do paciente.

- Se for urgente, ele é atendido na hora. Caso não tenha mais disponibilidade de horário, é encaminhado a outras unidades de atendimento de urgência, no mesmo dia.

- Se não for urgente, o paciente agenda uma consulta no sistema eletrônico para os dias seguintes.

- Quem consultar e precisar retornar ao posto em alguns dias, já faz o agendamento logo que sair do primeiro atendimento.


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