Pense Verde
Conheça a pousada sustentável de Maquiné
Estudantes encontraram no litoral norte alternativas inteligentes e econômicas de moradia popular
Após uma conversa em família, dois estudantes de Jornalismo da PUC, Matheus Piccini, 20 anos, e Raphael Seabra, 25 anos, descobriram uma pousada construída por um artista que vive de forma totalmente sustentável em Maquiné, a 140km de Porto Alegre.
Os jovens foram ao encontro de Marcelo Narciso de Oliveira, 36 anos, morador há 14 anos da região Linha do Pinheiro, na cidade do Litoral Norte. O objetivo era conhecer e propagar as técnicas do bioconstrutor no meio acadêmico e nas redes sociais. No entanto, após conhecer o belo trabalho de Marcelo, retornaram com muito mais em suas bagagens: uma nova perspectiva de qualidade de vida.
- Com o trabalho do Marcelo, tive a esperança de viver numa sociedade autossustentável com muito conforto, de forma econômica e até rentável - afirma Matheus, morador do Bairro Belém Novo.
Raphael enxergou na bioconstrução uma alternativa muito inteligente para a moradia popular:
- Vejo muita gente sofrendo com esgoto a céu aberto, pessoas que perdem as casas em enchentes e desmoronamentos por causa das construções frágeis. Cidadãos que lutam para construir a própria casa podiam aproveitar mais o que a natureza oferece sem cobrar.
Bioconstrução
- Marcelo utilizou a técnica Cob para construir a pousada. Com madeira de uva-Japão, ergueu os pilares e revestiu com a mistura de palha, areia e barro. Mistura-se os materiais com os pés até formar uma liga consistente.
- Para o acabamento, ele aproveita óleo de cozinha usado e naftalina, o que impede o desmoronamento e impermeabiliza a construção.
- Garrafas de vidro colorido auxiliam na iluminação e decoram o local.
Veja no vídeo como funciona a pousada:
Como o pássaro
- Cob é uma técnica de construção milenar utilizada pelo pássaro da espécie joão-de- barro. Também é muito resistente e duradoura para a construção civil.
Sanitário compostável
- Os hóspedes da Recanto da Mata usam um banheiro totalmente sustentável. Os dejetos são misturados com serragem e cinzas. Após seis meses, quando o material depositado em um tonel termina de secar, serve de adubo na horta ecológica do local.
- O banheiro do dono da pousada conta com um recurso diferente dos demais abrigos. Com base nos estudos sustentáveis que desenvolveu, criou um biodigestor. Este aparelho armazena a carga do sanitário e gera gás metano, utilizado para substituir o gás de cozinha.
Telhado vivo
Esse recurso consiste em espalhar boldo por cima das telhas da casa. Original da Alemanha, a técnica faz uso de grama para aquecer ou resfriar o recinto, conforme cada estação. Em testes, Marcelo comprovou que a grama não é eficaz, pois não resiste ao clima gaúcho. Substituiu pela folha do chá e teve êxito nos resultados. Não precisa controlar o crescimento, pois a própria natureza se responsabiliza pela manutenção.
Saiba mais
A Pousada Recanto da Mata ainda oferece oficinas de culinária e bioconstrução. Para informar-se sobre hospedagem e como participar dos cursos, acesse o site www.recantodamata.com.br.