Notícias



Conduta exemplar

Depósito do Detran na Capital é modelo no combate ao furto em veículos

Local de recolhimento fotografa carros antes de guardá-los e separa automóveis por tipo de infração

23/08/2012 - 04h58min

Atualizada em: 23/08/2012 - 04h58min


Humberto Trezzi / Brasília
Humberto Trezzi / Brasília
Enviar E-mail

Assim que chega ao pátio, o veículo apreendido é fotografado pelo guincheiro em seis posições diferentes: quatro fotos externas, uma do motor e uma do interior. Tudo para que o dono saiba em que condições seu bem foi rebocado até o depósito. As fotos vão para um CD, armazenado em um fichário e com cópia disponível para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O carro vai depois para um armazém, dividido de acordo com o tipo de infração que levou ao seu recolhimento: acidente, multa ou crime. Para evitar que aconteça furto de peças dentro do depósito, oito câmeras de vídeo instaladas em todos os pontos do pátio vigiam 24 horas o local.

Procedimentos assim, considerados modelares pelo Detran, já são rotina no Centro de Remoção e Depósito (CRD) KF Resgate, inaugurado há 12 dias na Avenida dos Estados, zona norte de Porto Alegre. É um local que já foi credenciado de acordo com normas que o governo estadual quer tornar obrigatórias para todos os futuros depósitos de veículos.

A meta é evitar que se repitam episódios como a depenagem de veículos flagrada por Zero Hora no depósito SOS Esteio, também na zona norte da Capital, conforme reportagem publicada no domingo.

Antes mesmo de se tornar obrigatório, o KF Resgate providenciou duas garantias aos donos dos veículos ali armazenados: as fotos do carro (antes e depois de guardá-los), decalques com cópia dos números de chassis (para checar se algo é clonado ou roubado) e uma ficha, com código de barras, contendo dados do veículo.

Todos os dias a direção do depósito renova uma planilha contendo informações sobre automóveis, motos e caminhões recolhidos e devolvidos, bem como o dinheiro resultante das operações. Tudo é repassado ao Detran.

Os clientes têm sala de estar com TV, na espera por atendimento. Os guincheiros ficam em local fora do pátio, com exceção da hora em que vão largar ou pegar um carro. O atendimento aos donos de veículos é filmado, para registrar confusão ou queixa.

- Tudo para que o dono do veículo tenha motivos para nos elogiar e não reclamar do nosso serviço - diz uma das sócias do depósito, Lisiane Krever.

Depósito da KF Resgate foi inaugurado há 12 dias e é considerado modelo a fim de evitar problemas nos carros

MAIS SOBRE

Últimas Notícias