Notícias



Ruas da Capital

Desnível no asfalto é risco para pedestres no centro da Capital

Ondulações no pavimento de via central de Porto Alegre é um obstáculo para quem passa. Pelo menos oito pessoas já caíram, com risco de atropelamento

04/08/2012 - 09h39min

Atualizada em: 04/08/2012 - 09h39min


Asfalto é um perigo para os pedestres

Da vitrina da loja onde trabalha, o auxiliar administrativo Leandro Laurino, 37 anos, consegue flagar os apuros que muitos pedestres passam ao cruzar a Avenida Senador Salgado Filho, no Centro da Capital, próximo à Praça Campos Sales. As ondulações no asfalto da pista no sentido bairro-Centro, próximo à curva, são obstáculos para pessoas desatentas ou com dificuldade de locomoção.

- Só nesta semana, eu contei oito pessoas que caíram. Esses dias, socorremos uma moça que tropeçou e se machucou ali. Um casal que deveria ter quase 70 anos caiu junto, bem na frente de um ônibus - revela.

Além dos tombos, Leandro teme a possibilidade de atropelamentos, já que a avenida tem tráfego intenso de carros, ônibus e lotações no acesso ao Centro. E a saliência no asfalto fica bem no meio da pista.

- As pessoas descem as escadas (da praça) e atravessam direto. Como o asfalto é escuro, não conseguem ver (o desnível na pista).

Leandro conta que já fez contato com a prefeitura por meio do telefone 156, mas não obteve retorno.

- Aqui deveria ter uma faixa de pedestres também, além da manutenção (da pista).

Uma equipe da Smov esteve no local na sexta-feira e constatou a necessidade de reparos na via. O serviço está programado para a próxima semana.

Faixa fica logo adiante

A EPTC informa que a implantação de uma faixa de segurança no local, próximo a uma curva, poderia colocar os pedestres em risco, devido à pouca visibilidade e ao alto índice de tráfego de veículos e ônibus.

Entretanto, conforme a empresa a cerca de 80m do trecho perigoso, há um ambiente seguro para travessias, com semáforos e faixa de pedestres, na Salgado Filho com a Rua Doutor Flores.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias