Dá e sobra
Equipe colorada terá fartura de jogadores contra a Portuguesa
Fernandão recebe a volta de cinco jogadores para enfrentar a Portuguesa, neste domingo, no Canindé. Jogo pode valer entrada na zona da Libertadores
Depois de sete jogos de agruras, Fernandão terá pela primeira vez fartura de jogadores. São cinco reforços neste domingo, às 18h30min, contra a Portuguesa. Tem opções para todos os setores: Leandro Damião, Forlán, Guiñazu, Ygor e Juan. A abundância é justamente no ataque, a posição desfalcada nos últimos tempos.
Uruguaio na meia ou de atacante?
Para não desperdiçar nenhum atacante, já que Damião, Rafael Moura e Forlán estão à disposição, Fernandão pode colocar o uruguaio no meio-campo. Foi nesta posição que ele foi eleito melhor jogador da Copa de 2010.
- É possível (Forlán mais recuado), desde que treinemos. Sabe fazer bem vindo de trás. Não vejo problema em usá-lo com os dois (Rafael Moura e Damião) - explicou Fernandão.
Juan chega para fazer sombra
Quando chegou ao Inter, porém, Forlán deixou claro que esperava jogar como atacante. Sua escalação mais recuado contra a Lusa, entretanto, seria exceção, uma vez que Dátolo está suspenso, e D'Alessandro, lesionado. Fred é quem perderia o lugar se Fernandão optar por três volantes, mais o uruguaio. A escalação com dois centroavantes foi elogiada por Bolívar:
- É uma dificuldade enorme dois homens de referência no ataque. São jogadores de estatura e bom porte físico. E o Forlán é um falso-meia, chega com os atacantes. Se for isso, será grande ideia. Vamos esperar, tem todo mundo à disposição agora.
Na defesa, Juan surge como nova opção para fazer sombra à titularidade da dupla Índio e Bolívar.
Dá para escolher
- Zaga - Bolívar, Índio, Moledo e Juan
- Meio-campo - Ygor, Elton, Guiñazu, Fred e Forlán
- Ataque - Damião, Rafael Moura e Forlán
A melhor posição para Forlán
A preferência de Forlán é jogar como atacante. A função de meia, porém, não será nenhuma novidade. No amistoso de quarta-feira, empate do Uruguai em 0 a 0 com a França, ele atuou mais recuado, centralizado, segundo o repórter Raul Tavani, do El País:
- No Uruguai, ele sempre joga atrás. Como meia, tem mais espaço para o arremate, mas o prefiro de atacante. As opiniões são divididas aqui.
- Na Itália, jogou na meia e não emplacou
De acordo com o repórter da Gazzetta dello Sport, da Itália, Sebastiano Vernazza, a queda de rendimento de Forlán na Inter, de Milão, se deu também pela troca de função:
- Com o estiramento na coxa, ele ficou fora por três meses e ao voltar teve de enfrentar a concorrência de Milito no ataque, que estava muito bem. Além do mais, o uruguaio passou a jogar em uma posição nova, quase no meio de campo, deixando o ataque para o argentino.
Toque da Chris
Pode parecer desperdício deixar Rafael Moura no banco, mas escalar Forlán como meia não me aparece a melhor opção, ainda mais se os três volantes forem mantidos. Além de deixar o uruguaio sozinho na armação e fora da sua posição preferencial, Moura e Damião têm características muito parecidas.
Portuguesa busca manter a boa onda
Há sete jogos sem perder no Brasileiro, a Lusa já respira aliviada do fantasma da zona de rebaixamento. Depois da vitória sob o Grêmio, em pleno Olímpico, com boa atuação de Ananias, o time quer confirmar a boa fase dentro de casa. O zagueiro Valdomiro, suspenso, pode retornar ao time.
- No começo do Campeonato Brasileiro, muita gente apostava na Portuguesa para o rebaixamento, mas agora nos olham de outra forma e isso é pela dedicação que temos. Esses sete jogos sem perder são apenas reflexo desse nosso momento. Estamos em evolução - avisou o zagueiro Rogério.
Adeus ao boné do Beira-Rio
Neste sábado, o chamado "boné" do Beira-Rio - marquise da arquibancada superior do Beira-Rio - será retirado, em pedaços. O processo deve durar da manhã de sábado até o fim da noite de domingo. Por isso, o trânsito na Avenida Padre Cacique será alterado, com o bloqueio parcial no sentido Centro/Bairro desde às 21h de sexta-feira até as 21h de domingo.
Obra está 32% concluída
O Beira-Rio já tem 32% de suas obras de reforma concluídas. Nesta semana, começa a construção do edifício-garagem, uma das principais reformulações para receber a Copa do Mundo de 2014. Ele já começou a ser erguido na área dos antigos campos suplementares.
Assim que estiver pronto, o local terá capacidade para 3 mil veículos. A previsão de término das obras é dezembro de 2013, prazo estabelecido pela Fifa.