Dupla Gre-Nal



Expectativa para o clássico

Gre-Nal dos técnicos

Fernandão e Vanderlei Luxemburgo falam sobre as expectativas para o clássico deste domingo

25/08/2012 - 11h19min

Atualizada em: 25/08/2012 - 11h19min


Fernandão quer manter a estrela

Em um clássico com todos os ingredientes para ser equilibrado, afinal Inter e Grêmio estão pertinho na tabela do Brasileirão, são detalhes que podem fazer a diferença. Estreante em derbys como técnico, Fernandão tentou fechar o treino. O DG espiou e viu que treinou Juan no lugar de Índio e Fred e Dátolo no meio. Mas Fernandão confia que sua estrela seguirá brilhando também na casamata. Na sua estreia pelo Inter, ele fez o gol mil da história do Gre-Nal.

Embora seja sua estreia em Gre-Nal neste domingo, ele já tem o nome marcado na história do clássico. Fernandão, autor do milésimo gol em Gre-Nais, na sua estreia pelo Inter, entra em campo pela primeira vez como técnico colorado. Em vez de cabeceios e chutes fulminantes, o ex-atacante agora tem a missão de "fazer o gol" da casamata.

Em sete clássicos como jogador, Fernandão fez quatro gols. O desafio, agora, é começar o currículo de técnico com vitória no clássico que para o Estado.

- Não adianta achar que é igual a outro clássico porque não é. Será o meu primeiro clássico como treinador, a ansiedade pega, é normal, como pegou na minha estreia. Mas é bem diferente da época de jogador - disse o agora comandante.

Treino fechado com Índio na reserva

Por ser novato na profissão, Fernandão garante que a cobrança é maior:

- Tenho que fazer melhor do que todos para passar este momento de desconfiança. Tenho que fazer tudo bem feito porque minha possibilidade de erro é muito pequena.

Mas se a margem de erro é escassa, há algo que sempre acompanha Fernandão no Inter: estrela. Resta saber se ela continuará brilhando também na nova função.

- Acredito que alguns são abençoados, mas nunca vi ninguém ter estrela sem trabalhar. Tenho muita confiança no que faço. A estrela me acompanha porque trabalho muito - afirmou na sexta-feira.

Após uma semana inteira de trabalho, Fernandão definiu o time com portões fechados. Juan treinou no lugar de Índio. No meio-campo, Ygor, Guiñazú, Fred e Dátolo são os mais cotados.

- Não terá muita mudança. Juan tem condições de começar e jogar tanto na direita como na esquerda. Fred já atuou nas três posições do meio, tem movimentação capacidade física e me agrada muito.

 

Luxemburgo promete juízo

O ambiente ameno ao final do treino de sexta-feira no Olímpico nem dava pistas de que um Gre-Nal se aproximava. Vanderlei Luxemburgo havia recebido a notícia de que as dores musculares de Gilberto Silva e Moreno tinham passado, e eles estavam liberados para o clássico. Tudo parecia sob controle. Mas o Gre-Nal costuma enervar Luxemburgo. Disputou dois, um como jogador e outro como treinador. Foi expulso em ambos. Agora, promete se controlar.

Gre-Nal mexe com o lado emocional do carioca Vanderlei Luxemburgo. Curiosamente, o treinador nunca conseguiu terminar um. Falar sobre o assunto também é algo que provoca algum desconforto nele. Em 1978, como lateral-esquerdo do Inter, permaneceu apenas dois minutos em campo. O Grêmio venceu o jogo por 3 a 2.

De volta ao futebol gaúcho, desta vez como técnico do Grêmio, Luxa também deixou o gramado antes de a partida terminar. Foi em abril deste ano, pelas semifinais da Taça Farroupilha. Aos 20 minutos do segundo tempo, se envolveu em confusão com o gandula. Acabou expulso. O Inter aplicou 2 a 1 no Grêmio no Beira-Rio.

E domingo? Como será, Luxemburgo?

- Isso não tem nada a ver. Eu tinha razão naquele Gre-Nal (deste ano), mas precisei ser expulso - respondeu o técnico, sério.

"Time está praticamente escalado"

Ao final da entrevista coletiva de sexta-feira, o repórter da Rádio Gaúcha José Alberto Andrade puxou o assunto outra vez, em tom de brincadeira:

- Vê se termina um clássico, hein?! Tenho uma superstição: o Gre-Nal que terminares, ganharás.

Menos tenso, o técnico anunciou:

- Este (clássico) prometo que termino.

Não foi só essa promessa que Luxa lançou na sexta-feira. Contrariando a própria decisão de fazer mistério, acabou revelando parte da escalação.

- O time está praticamente escalado. Moreno vai jogar, Gilberto Silva também. Moreno só não treinou por questão de recuperação, assim como os outros jogadores - comunicou o treinador, restringindo as dúvidas apenas às laterais:

- Só vou definir dois laterais entre Pico, Pará e Edilson. Não tem por que mudar nem esconder.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias