Paixão Colorada
Kenny Braga: esquema nacional
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

Em semana de Gre-Nal, sempre há o interesse do público pela opinião de ex-jogadores, principalmente com papel relevante em clássicos. Também gosto de ler e ouvir o que eles dizem porque quem esteve no pedaço, sentindo o clima do Gre-Nal, nas vitórias e derrotas, rende boas entrevistas.
Particularmente, me interessei esta semana pela opinião do Valdomiro, ídolo colorado dos anos 70, sobre o clássico de domingo. E me agradou muito saber que o Valdomiro prefere o esquema 4-4-2.
Entre todos os esquemas, afora o meu velho 4-3-3, que defendo solitariamente, o 4-4-2 é o melhor. Outros esquemas são invenções, que não colaboram para que se veja um futebol bem jogado.
Seis nomes
Assim, não tenho duvida de que esse esquema será adotado pelo técnico Fernandão no clássico de domingo. Não é pedir demais, mas somente defender o que ainda resta de racionalidade no futebol. Quanto a todos os 11 nomes que vão começar jogando, não me atrevo a sugerir porque o Fernandão é novo na função de técnico, mas tem muita vivência no futebol.
Em todo caso, seis nomes se impõem ao meu gosto como obrigatórios para enfrentar o Grêmio: Muriel, Juan, Ygor, Fred, Forlán e Leandro Damião. Em relação aos outros, a escolha terá minha aprovação. Importante é que Fernandão gosta de ver times marcando forte e indo à frente com a rapidez de um faminto diante de um prato de comida.