Paixão Tricolor
Cacalo: reavaliando
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Na coluna de ontem, talvez por força de um otimismo um tanto exagerado, considerei ponto ganho aquele conquistado no Rio de Janeiro, contra o Flamengo. Na realidade, no entanto, não quero pura e simplesmente destruir por inteiro aquela construção que fiz, em relação ao tal ponto ganho, na medida em que, bem ou mal, o Grêmio se aproximou mais esse ponto em relação aos lideres.
Mas, uma reflexão e, talvez, até uma reavaliação sobre o meu próprio pensamento, às vezes, pode ser salutar. Nem o próprio Vanderlei Luxemburgo concordou comigo e a maioria das pessoas que me mandaram mensagens, e foram quase uma centena, entenderam, com justa razão, que o Tricolor deixou de se aproximar dos times que comandam a tabela de pontos por motivos exclusivamente intrínsecos, ou seja, relativos ao nosso próprio time.
Razoável
Deixamos de matar o jogo, enquanto estávamos vencendo, uma vez que a equipe recuou sua marcação, deu campo ao Flamengo e quase não suportou a pressão no final do jogo. Quero, assim, reavaliar minha opinião e concordar com alguns, mais moderados, que entenderam que era possível vencer.
Porque também achei que era possível mesmo vencer, mas, paradoxalmente, por conhecer os meandros do futebol, divergindo dos mais radicais, ainda assim entendi como razoável o ponto ganho.