Entretenimento



Vencendo a balança

Famosos dão dicas de como recuperar a boa forma

Sempre é tempo de recuperar o prejuízo... Você também pode!

30/09/2012 - 14h02min

Atualizada em: 30/09/2012 - 14h02min


No domingo passado, o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário abraçou o desafio de emagrecer no quadro Medida Certa, do Fantástico. Quem já tentou sabe que não é fácil fazer descerem os ponteiros da balança, e que mais complicado é manter-se no peso conquistado. Para estimular quem precisa só de um empurrãozinho para começar a emagrecer e, assim, ganhar mais qualidade de vida, apresentamos as histórias de cinco vitoriosas. Com muita dedicação, elas conseguiram conquistar um corpo mais bonito e, o que é melhor, mais saúde. Inspire-se!

Fofômeno será coisa do passado!

Quando se aposentou dos gramados, em fevereiro do ano passado, Ronaldo Nazário, 36 anos, já chamava a atenção por suas formas mais roliças, que lhe renderam o apelido de Fofômeno. Depois que parou de jogar, o peso do Fenômeno ainda deu uma avançada.

Ronaldo acabou aderindo ao Medida Certa, quadro do Fantástico no qual a sua tentativa de emagrecimento será acompanhada pelos próximos meses.

- Fiquei 20 anos como atleta de alto rendimento. Estou muito incomodado, principalmente com a barriga - declarou.

A motivação é clara

O primeiro programa, no domingo passado, mostrou que ele está com 118,4kg e com a taxa de colesterol alta. Mas o ex-boleiro tenta reverter a situação e, neste domingo, vai aparecer suando a camiseta em diferentes atividades físicas, além de receber conselhos de Pelé.

A participação no Jogo contra a Pobreza, que deve ocorrer em dezembro, na Arena do Grêmio, é a sua grande motivação para emagrecer.

- Vai ter o jogo no fim do ano, logo contra os amigos do Zidane, em Porto Alegre. E quero chegar bem, é o grande desafio - disse Ronaldo.

Pense antes!

De tanto posar de biquíni para revistas de beleza, tem gente que nem se lembra de que Fernanda Souza, 28 anos, foi uma adolescente gordinha e que luta bastante para manter a boa forma. Mais magra, em 2006, ela passou por um teste de fogo: teve de engordar uns bons quilos para a sua personagem em O Profeta, a Carola.

Com determinação, eliminou todos eles e mais alguns após o fim da novela das seis. Atualmente, a atriz exibe a sua melhor forma, e a fórmula não é simples: corre, pratica pilates e aulas de muay thai. Recentemente, posou para a revista de beleza Shape e contou que a luta deixou o seu abdômen "trincado".

- Não como tudo que gosto, mas ganho um corpo muito mais bonito. É só nisto que penso - disse Fernanda.

Tem que ter força de vontade!

Com tendência para engordar, Leandra Leal, 30 anos, luta desde a adolescência contra a balança - nesta época, a atriz exibia um visual bem rechonchudo. Mas a briga parece ter sido vencida nos últimos tempos - afinal, Leandra exibiu um corpaço como a Rosário, em Cheias de Charme, que terminou nesta sexta-feira.

Sem medo de ser criticada pela sua declaração, a bela disse, recentemente, que o mais difícil na hora de emagrecer, para ela, é ficar sem bebida alcoólica. Mas é claro que a atriz salienta a importância de uma dieta sem loucuras e com muito exercício físico, para chegar a este resultado.

- Não tem segredo, tem que ter força de vontade - afirmou Leandra, coberta de razão.

Ela também destaca a importância de comer a cada três horas. O segredo é não fazer refeição alguma morrendo de fome!

Efeito sanfona

Britney Spears, 30 aninhos, chama tanta atenção por suas músicas provocantes quanto pelo corpaço que exibe em seus clipes e shows mundo afora. Mas os fãs da artista norte-americana, que, atualmente, desfila por aí com tudo em cima, estão acostumados a vê-la subindo e descendo os ponteiros da balança.

Símbolo sexual por anos, a loira sofreu para perder os muitos quilos que ganhou nas duas vezes em que ficou grávida. A foto à direita, de um show em 2007, mostra Britney com gordurinhas extras, o que a fez ser bem criticada na época.

Vigilante

Por volta dos 17 anos, Cristiana Oliveira era uma adolescente com quase 100kg. Incentivada pela mãe, procurou um médico, e com dieta equilibrada, não só emagreceu como tornou-se modelo e, depois, atriz.

Aos 48 anos, ela define-se como uma "obesa magra" e acredita que manter o peso é bem mais difícil do que emagrecer. A eterna briga com a balança levou Cris a percorrer o Brasil com palestras sobre o assunto.

Um conjunto de hábitos que leva ao corpo saudável

Apesar disso, aceitou engordar para viver a presidiária Araci em Insensato Coração (2011), passando dos 62kg para 90kg. Para voltar ao peso que considera ideal, a atriz aposta em uma alimentação controlada, com muitos legumes, frutas e carnes magras, além de atividade física diária.

- Aceite-se dentro dos padrões da normalidade, impedindo que o corpo sofra as consequências dos maus hábitos. Crie uma rotina de exercícios e de boa alimentação - aconselha a atriz.

Exemplo a ser seguido!

Sim, as famosas têm grana e acesso aos melhores profissionais e tratamentos. Mas sem gastar rios de dinheiro, sem fazer plástica nem tomar remédios, a auxiliar administrativo Loiara Aguirre Pinheiro, 27 anos, da Capital, perdeu 36kg!

A fórmula milagrosa combinou dedicação, foco e disciplina. Há um ano e meio, Loiara ficou triste por não encontrar roupas que ficassem bem nela. Subiu na balança e tomou um susto: 97,7kg! Era a hora da virada:

- Me apavorei e decidi mudar. Comecei a reeducação alimentar, cortando frituras, doces e comendo alimentos integrais.

"Mudou tudo na minha vida. Me sinto alegre"

Um tempo depois, matriculou-se numa academia de ginástica pela primeira vez. Logo, Loiara tornou-se uma das alunas mais assíduas da Terra Brasilis, no Bairro Azenha, que frequenta de segunda a sexta, duas horas por dia, entre aulas e musculação:

- Mudou tudo na minha vida. Me sinto mais alegre e disposta, fiz novas amizades, aumentou muito a minha autoestima. Não existe prazer maior do que tu te sentires bem com o teu corpo.

Por que é tão difícil chegar à sonhada boa forma? Lance mão das táticas mais certeiras para baixar seu peso

- Vamos encarar os fatos: emagrecer não é fácil, e manter o peso conquistado torna-se mais difícil ainda. As células de gordura do organismo diminuem de tamanho, mas não de quantidade! Depois que se perde peso, hormônios como a grenina aumentam o nosso apetite. O corpo tenta nos sabotar, dando estímulos para que voltemos ao peso antigo.

- A fórmula para conseguir: mude os hábitos alimentares, optando por alimentos mais saudáveis, e concilie isto com atividade física. Quando se atinge o peso ideal, estão liberados alguns escapes na dieta.

- O que vale mais: para perder peso, está mais do que comprovado que o mais importante é a dieta. O exercício físico vale para manter a massa muscular, para permanecer com o peso ideal. E dá uma margem que permite comer um pouquinho mais.

- Malhação que enxuga medidas: o melhor treino para emagrecer é o de circuito, que intercala a musculação com exercícios aeróbicos, como corridas na esteira ou bicicleta, entre um aparelho e outro.

Fonte: Graciele Tombini, endocrinologista do Complexo Santa Casa


MAIS SOBRE

Últimas Notícias