Paixão Tricolor
Cacalo: Dilema
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Tenho repetidas vezes escrito e afirmado que esse jogo na Colômbia é dos mais difíceis da temporada. Já cansei de repetir os motivos. Quero, no entanto, avançar um pouco mais em relação à esta partida.
Sabe-se que o Grêmio leva a vantagem de ter vencido no Estádio Olímpico, mesmo que por diferença mínima, 1 a 0. O que, mesmo assim, deve ser considerado boa vantagem. O empate classifica o Tricolor.
Mas o que deverá fazer o técnico Vanderlei Luxemburgo, sabedor dessa vantagem e pensando exclusivamente na classificação? Administrar o resultado na busca do empate? Jogar fechado para manter o placar de início de jogo, tentando antes de tudo evitar a derrota?
Cauteloso e ofensivo
Ou, ainda, tendo ciência da capacidade técnica de alguns de seus jogadores, Luxemburgo deveria buscar desde o começo da partida o ataque, na tentativa de marcar um gol, o que obrigaria o adversário a fazer três gols para tirar a vantagem tricolor?
Penso que essas alternativas listadas antes não são excludentes. É bem razoável que um time possa ser cauteloso sem abdicar de atacar. Tenho convicção que, jogando numa quase retranca, o adversário será chamado para o campo do Grêmio e ficará mais difícil manter o resultado que garantirá a classificação.
Assim, em outras palavras, um olho aqui e outro acolá. E rumo à classificação.