Largo Glênio Peres
Chafarizes viram atração na Capital
Público que transitava pelas cercanias do Mercado Público, ontem pela manhã, teve uma mostra do espetáculo proporcionado por jatos dágua
Era para ser apenas outro teste, mas virou um sucesso com direito a flashes disparados por câmeras de celular. Pedestres que cruzavam o Largo Glênio Peres, na manhã de ontem, não resistiram: encantados com a beleza dos chafarizes em frente ao Mercado Público, eles pararam para tirar fotos, muitas e de todos ângulos. Cada um a seu modo queria congelar emimagem o efeito visual produzido pelos jatos de água, que, à noite, ficam coloridos.
O sistema, que começará a funcionar em dezembro, ainda passa por ajustes para melhorar o escoamento da água.
O bancário José Antônio Preto, 57 anos, foi um dos que não resistiram ao apelo do novo ponto de atração da cidade.
- Seria legal se a pressão dos jatos fosse alternada para que cada um ficasse numa altura diferente - comentou.
Alto-falantes nospostes de luz
Para o pintor Vilmar Machado Vieira, 58 anos, a cidade fica mais bonita. O padeiro Angelo Machado, 66 anos, também aprova a iniciativa, mas acha que o local deveria ser cercado.
- Se não, mendigos e crianças vão tomar banho - brincou.
Segundo o coordenador do Projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, a área dos 19 pontos de jatos está cercada provisoriamente por causa da obra. Além de colocar piso podotátil - faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual - oito alto-falantes serão instalados nos postes de luz para avisar a comunidade no momento em que o sistema de bombas for acionado.
- Não definimos ainda se vai ser uma mensagem, sirene ou música - adiantou Glênio.