Notícias



Mudanças

Moradores de áreas de risco da Capital serão removidos nos próximos dias

Famílias que vivem às margens do Arroio Cavalhada terão prioridade

07/11/2012 - 10h23min

Atualizada em: 07/11/2012 - 10h23min


O secretário adjunto de Gestão e Acompanhamento Estratégico de Porto Alegre, Maurício Gomes da Cunha, anunciou que deve começar nos próximos dias a remoção de famílias em risco extremo que vivem às margens do Arroio Cavalhada. O projeto é uma iniciativa do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa).


Técnicos da Defesa Civil identificaram três áreas com risco de inundação. A primeira fica localizada a partir da avenida Icaraí em direção da avenida Cavalhada, a segunda compreende moradores localizados até dez metros das duas margens, a partir do encontro dos arroios Cavalhada e Passo Fundo e por último os moradores do beco do campo de futebol da Vila Nossa Senhora das Graças.


Cunha afirma que a situação das famílias é preocupante:


- A situação de vulnerabilidade de alguns trechos da beira do arroio é muito preocupante e, de acordo com o cronograma do programa, a remoção das famílias desses locais começaria somente em março do ano que vem. Mas por que esperar concluir o trecho atual se as famílias dessas áreas estão situação de risco? Quantas chuvas podem acontecer? Vamos trabalhar nesses trechos também.


As famílias que optarem por morar em unidades habitacionais construídas pelo Pisa pagarão o aluguel-social de R$500. 


Além do reassentamento das famílias, o projeto prevê obras de proteção contra cheias e construção de novas moradias e vias ao redor do arroio. O objetivo principal é deixar o Guaíba em bom estado de conservação, com taxa de esgoto tratado de até 77%.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias