Diário de Natal
Árvore cheia de presentes
Desde que começamos a acompanhar os preparativos da família de dona Berenice para o Natal, o cenário mudou: sob o pinheiro, já surgiram presentes
Pacotes coloridos e embalados com esmero, muitos deles com nomes e apelidos carinhosos, começaram a aparecer embaixo da árvore de Natal na sala de dona Berenice da Silva Trindade, 63 anos. O Diário Gaúcho acompanha a rotina dela e da família até o dia 24.
Quando foi montado, o pinheiro estava sobre a mesa. Logo depois, ganhou espaço ao lado do sofá. Aos pouquinhos, a área reservada para ele começou a tornar-se pequena com a chegada dos pacotes.
- O Papai Noel vem, larga um presente um dia, depois deixa outro - diverte-se Berenice.
E o engraçado é que o Bom Velhinho ainda não foi visto por lá, no Bairro Partenon. Ele é cuidadoso e deixa os presentes quando ninguém está olhando.
Entrega é depois da ceia
As crianças ficam cheias de curiosidade em torno dos pacotes, tentando descobrir a surpresa que cada um esconde. Essa semana, entre uma olhada e outra para a árvore, Nayad, cinco anos, viu que o número de embrulhos havia aumentado e se empolgou:
- Uma caixa de presente! Que coisa boa!
Segundo dona Berenice, a entrega dos presentes segue um ritual na família. Depois da ceia, normalmente é a filha Isabel Cristina, 35 anos, que começa a falar. Ela vai até a árvore, pega um pacote, diz para quem é e destaca algumas qualidades do familiar que será presenteado.
- Um elogia o outro. E fica todo mundo dizendo: "Agora é o meu, agora é o meu!" - relata a dona da casa.
Sala vai ficar pequena
Além da dedicatória, vale a criatividade: ninguém da família costuma dizer o que quer ganhar de Natal. A escolha do que mais vai agradar a cada um fica a cargo do Papai Noel, claro.
Entre as principais opções feitas por ele estão roupas e brinquedos para as crianças. Mas se continuar nesse ritmo, a sala vai ficar pequena até o dia 24.
- Vem mais ainda. Vai faltar lugar até o Natal - brinca dona Berenice.
Tradição de trocar presentes
Como várias tradições relacionadas ao Natal, a troca de presentes também tem diversas explicações. Uma delas é de fundo religioso e diz que, quando Jesus nasceu, foi presenteado pelos Reis Magos. As pessoas estariam repetindo esse ato ao dar presentes.
Outra remete a um princípio universal, existente em todas as culturas, de receber e retribuir dádivas. Assim, Deus oferece o seu Filho para redimir os pecados dos homens e assegurar-lhes a salvação da alma.