Um ano para comemorar
Avançam as obras do Hospital da Restinga
Foi em 2012 que o prédio do Hospital Geral da Restinga e Extremo Sul passou a se destacar em meio à paisagem
Os últimos 12 meses foram de crescimento a olhos vistos em uma das obras mais esperadas pela comunidade da Zona Sul.
A evolução do projeto dentro do esperado permite que a previsão de conclusão, no segundo semestre de 2013, seja mantida. No total, 58% da obra estão concluídos.
Além do avanço da construção, outras vitórias relacionadas ao Projeto Social Restinga e Extremo Sul, uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a prefeitura da Capital e o Ministério da Saúde, aconteceram este ano. Vale a pena relembrar e comemorar!
Etapas já realizadas
Em um balanço das etapas já finalizadas, o engenheiro Sérgio Canova, da Obra Gerenciada, empresa responsável por acompanhar a evolução das atividades, afirma que as partes de estrutura e alvenaria já foram concluídas.
Já as divisórias internas, feitas com gesso acartonado, estão 70% prontas. Na área de instalações, a parte elétrica está 35% concluída e a parte hidrossanitária foi 60% executada. Também foi realizado 85% das fachadas externas.
- A nossa avaliação é boa, a obra andou dentro da expectativa, em um ritmo normal - explica Sérgio.
Reforço dos haitianos
Entre os cerca de 250 funcionários que trabalham na construção, pelo menos 40 são de fora da região. Entre eles, dez haitianos, que vieram para o Brasil e foram contratados pela Eletrotec, empresa responsável pelas instalações elétricas e hidrossanitárias.
Conhecidos pela alegria - estão sempre brincando e cantando enquanto trabalham -, eles se integraram à rotina da obra e da comunidade. É o caso de Wilphann Sëide, 28 anos, que está há três meses em atividade na Restinga.
- Está muito bom, eu gosto muito, estou feliz. Quero trabalhar para ter dinheiro e trazer a família para cá - conta, sempre sorridente.
Comunidade se qualifica
O Projeto Social Restinga e Extremo Sul contempla a qualificação de moradores da região, para que possam preencher os postos de trabalho que serão oferecidos.
Um dos destaques nessa área é a formação de técnicos em Enfermagem, promovida pela Escola de Gestão em Saúde do Hospital Moinhos de Vento. Só neste ano, se formaram 70 profissionais, em três turmas.
Outras três turmas de cuidadores concluíram o curso, e dois grupos foram preparados para atuar na obra.
E 2012 contou ainda com a inauguração do terceiro posto de saúde vinculado ao projeto: a Unidade de Saúde da Família Núcleo Esperança.
Saiba mais
- Um sonho existente desde os anos 70, o hospital só começou a se tornar realidade passadas mais de três décadas, a partir da mobilização da comunidade e da parceria firmada entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério da Saúde.
- O prédio conta com três andares: subsolo, térreo e segundo pavimento. No total, serão oferecidos 135 leitos.
- O hospital terá, entre outros espaços, Escola de Gestão em Saúde, áreas de Atenção às Urgências e Especializada, Centro de Diagnósticos e Internação.
- Com o complexo hospitalar, serão beneficiados cerca de 200 mil moradores de seis bairros da Capital: Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.