Paixão Tricolor
Cacalo: Pré-temporada
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Espero que todos os amigos leitores tenham passado uma linda noite de Natal e celebrado a maior festa da Cristandade em paz e harmonia.
No futebol tricolor, parece que estão mudando os planos da realização da pré-temporada em Londrina. Pelo menos, parcialmente. Particularmente, e isso é opinião muito pessoal que, às vezes, contraria os doutos em futebol, não me agradam as concentrações muito prolongadas. Especialmente, em véspera de decisões. Se trancar jogadores profissionais em hotéis fosse produtivo, brincam alguns, o time do presídio seria sempre campeão.
Concentração
Sempre que tive oportunidade de adotar um posicionamento sobre o fato, preferi que os atletas estivessem próximos do movimento das cidades. Para que, nos momentos de folga, pudessem relaxar e buscar alguma diversão saudável.
Nada pior do que o tédio de dormir, se alimentar e novamente dormir, entremeado com algumas brincadeiras monótonas de salão de hotéis.
Em face do local da estreia tricolor na Libertadores, nada melhor do que transferir a pré-temporada para o local da estreia. Ou seja, em Quito, na medida em que todos estariam se adaptando à altitude, que, com todo o respeito, não é decisiva, a meu juízo.
O que vale é o esforço, a dedicação e a competência de todos. Mas há especialistas que divergem e tenho que respeitá-los.