Dupla Gre-Nal



Arena

Fique por dentro da festa de inauguração da Arena

O espetáculo de abertura da Arena começa às 20h, terá mais de mil artistas, 32 baterias de fogos de artifício e, sobretudo, forte apelo emocional aos gremistas

08/12/2012 - 10h11min

Atualizada em: 08/12/2012 - 10h11min


Pensada pelo diretor Aloyzyo Filho, os cenógrafos Mário e Kaká Monteiro, a coordenadora de coreografia Janice Botelho, produtores da DCSet e a diretoria gremista, a festa, de mais de 60 minutos, será grandiosa em termos de tecnologia, artefatos e trilha sonora.

A ideia é homenagear a história e a paixão de gremistas pelo clube a partir da trajetória de ícones do clube, como o compositor do hino, Lupicínio Rodrigues, e Eurico Lara, o goleiro e ídolo das décadas de 20 e 30.

Inauguração terá cinco atos

Serão cinco blocos temáticos, intercalados por queimas de fogos divididas em 32 baterias. A última delas, o ato derradeiro da inauguração, durará cinco minutos e meio. A ideia é mostrar desde a gênese gremista, em 1903, até a despedida do Olímpico, passando pelos jogos na Baixada, casa do clube até 1954. No gramado e nas arquibancadas, mais de mil artistas, entre 820 bailarinos, convidados especiais como Renato Borghetti e Ivan Lins e grandes nomes da história do clube - Milton Kuelle, Danrlei, Arce, Baidek, Tarciso, Jardel.

As tradições gaúchas serão destacadas. Mais de 500 bailarinos dançarão a chula em música nativista adaptada especialmente para o momento. A banda dos Fuzileiros Navais executará os hinos Nacional, Rio-Grandense e do Grêmio. Haverá uma peleia no bom e velho estilo gaúcho. Dirigentes e conselheiros serão lembrados antes da partida inaugural contra o Hamburgo e colocarão, pela primeira vez, as redes na Arena.

Programa de estreia

1º Bloco: Gênese

2º Bloco: A Festa

- Performance do Blue Man Group.

3º Bloco: É Hoje!

- Entrada de acrobatas

- Execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil.

- Execução do hino do Rio Grande do Sul pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil - participação de Renato Borghetti.

4º Bloco: A Paixão

- Danças típicas gaúchas.

- Entrada das 48 bandeiras históricas do Grêmio.

- Performance do Blue Man Group.

5º Bloco: O Amanhã

- Entrada de ex-jogadores do clube e crianças mosqueteiras.

- Entrada de conselheiros e operários.

- Descerramento do laço inaugural.

- Queima de fogos.

- Execução do hino do Grêmio pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil.

Hamburgo encara maratona e provoca

O apito final de Hamburgo 2x0 Hoffenheim, às 19h30min (22h30min no horário local), deflagrou a maratona do clube alemão para inaugurar a Arena neste sábado.

Os jogadores tiveram 40 minutos para deixar o estádio e embarcar em um voo fretado de apenas 42 lugares rumo a Porto Alegre. Não houve nem tempo para entrevistas. Os dirigentes e VIPs que acompanham a delegação deixaram o estádio dez minutos antes do fim do jogo.

A chegada à Capital está prevista para o meio-dia. A delegação vai direto para o Hotel Deville, o mesmo que serve de concentração para o Grêmio. Descansa, come e já ruma para a Arena.

No twitter: "Não haverá samba"

Dez horas após o desembarque, os jogadores estarão em campo novamente. Além do cansaço pela viagem de 22 mil quilômetros e 16 horas até o Brasil, o choque térmico é outro incômodo. No estádio Imtech Arena, em Hamburgo, ontem, os termômetros marcavam -5ºC (sensação térmica de -9ºC). Durante o dia, caiu neve na região.

Em Porto Alegre, a previsão é de temperatura entre 17ºC e 27ºC. Depois do jogo, em seu twitter oficial, o Hamburgo avisou da viagem para Porto Alegre e provocou:

- Agora, vai. Desculpa, Porto Alegre, não haverá samba.

A vitória sobre o Hoffenheim livrou os jogadores de treino no CT de Eldorado do Sul no domingo pela mAnhã. Caso fosse derrotado, o técnico Thorsten Fink colocaria o grupo para trabalhar.

Como o time venceu, os jogadores ganharam o domingo para desfrutar de Porto Alegre.

A delegação volta para a Alemanha na segunda-feira pela manhã. O Hamburgo receberá 826 mil euros (R$ 2,27 milhões) de cota.

Saiba mais

- LIBERADA - Com a entrega do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros e da Licença para Atividade Esportiva pelo Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística da Capital liberou oficialmente a inauguração da Arena.

- RÁDIO GAÚCHA - Emtodo o sábado, repórteres acompanham o deslocamento dos torcedores, com destaque para trânsito e segurança. A partir das 16h, no programa Show de Bola, o repórter Zé Alberto Andrade transmite de dentro do carro a caminho da Arena. O Sábado Esporte, às 18h, com Eduardo Gabardo, já será direto da Arena.

- TVCOM - A TVCOM preparou cobertura completa de nove horas para a inauguração da Arena. A transmissão começa às 16h e vai até a 1h.

- SPORTV - A partir das 21h, no Troca de Passes, repórteres entrarão ao vivo da Arena. Meia hora antes da transmissão da partida, às 22h, haverá um pré-jogo para aquecer os telespectadores. Luiz Carlos Júnior narra, com comentários de Paulo Cesar Vasconcellos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias