Arena
Fique por dentro da festa de inauguração da Arena
O espetáculo de abertura da Arena começa às 20h, terá mais de mil artistas, 32 baterias de fogos de artifício e, sobretudo, forte apelo emocional aos gremistas
Pensada pelo diretor Aloyzyo Filho, os cenógrafos Mário e Kaká Monteiro, a coordenadora de coreografia Janice Botelho, produtores da DCSet e a diretoria gremista, a festa, de mais de 60 minutos, será grandiosa em termos de tecnologia, artefatos e trilha sonora.
A ideia é homenagear a história e a paixão de gremistas pelo clube a partir da trajetória de ícones do clube, como o compositor do hino, Lupicínio Rodrigues, e Eurico Lara, o goleiro e ídolo das décadas de 20 e 30.
Inauguração terá cinco atos
Serão cinco blocos temáticos, intercalados por queimas de fogos divididas em 32 baterias. A última delas, o ato derradeiro da inauguração, durará cinco minutos e meio. A ideia é mostrar desde a gênese gremista, em 1903, até a despedida do Olímpico, passando pelos jogos na Baixada, casa do clube até 1954. No gramado e nas arquibancadas, mais de mil artistas, entre 820 bailarinos, convidados especiais como Renato Borghetti e Ivan Lins e grandes nomes da história do clube - Milton Kuelle, Danrlei, Arce, Baidek, Tarciso, Jardel.
As tradições gaúchas serão destacadas. Mais de 500 bailarinos dançarão a chula em música nativista adaptada especialmente para o momento. A banda dos Fuzileiros Navais executará os hinos Nacional, Rio-Grandense e do Grêmio. Haverá uma peleia no bom e velho estilo gaúcho. Dirigentes e conselheiros serão lembrados antes da partida inaugural contra o Hamburgo e colocarão, pela primeira vez, as redes na Arena.
Programa de estreia
1º Bloco: Gênese
2º Bloco: A Festa
- Performance do Blue Man Group.
3º Bloco: É Hoje!
- Entrada de acrobatas
- Execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil.
- Execução do hino do Rio Grande do Sul pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil - participação de Renato Borghetti.
4º Bloco: A Paixão
- Danças típicas gaúchas.
- Entrada das 48 bandeiras históricas do Grêmio.
- Performance do Blue Man Group.
5º Bloco: O Amanhã
- Entrada de ex-jogadores do clube e crianças mosqueteiras.
- Entrada de conselheiros e operários.
- Descerramento do laço inaugural.
- Queima de fogos.
- Execução do hino do Grêmio pela Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil.
Hamburgo encara maratona e provoca
O apito final de Hamburgo 2x0 Hoffenheim, às 19h30min (22h30min no horário local), deflagrou a maratona do clube alemão para inaugurar a Arena neste sábado.
Os jogadores tiveram 40 minutos para deixar o estádio e embarcar em um voo fretado de apenas 42 lugares rumo a Porto Alegre. Não houve nem tempo para entrevistas. Os dirigentes e VIPs que acompanham a delegação deixaram o estádio dez minutos antes do fim do jogo.
A chegada à Capital está prevista para o meio-dia. A delegação vai direto para o Hotel Deville, o mesmo que serve de concentração para o Grêmio. Descansa, come e já ruma para a Arena.
No twitter: "Não haverá samba"
Dez horas após o desembarque, os jogadores estarão em campo novamente. Além do cansaço pela viagem de 22 mil quilômetros e 16 horas até o Brasil, o choque térmico é outro incômodo. No estádio Imtech Arena, em Hamburgo, ontem, os termômetros marcavam -5ºC (sensação térmica de -9ºC). Durante o dia, caiu neve na região.
Em Porto Alegre, a previsão é de temperatura entre 17ºC e 27ºC. Depois do jogo, em seu twitter oficial, o Hamburgo avisou da viagem para Porto Alegre e provocou:
- Agora, vai. Desculpa, Porto Alegre, não haverá samba.
A vitória sobre o Hoffenheim livrou os jogadores de treino no CT de Eldorado do Sul no domingo pela mAnhã. Caso fosse derrotado, o técnico Thorsten Fink colocaria o grupo para trabalhar.
Como o time venceu, os jogadores ganharam o domingo para desfrutar de Porto Alegre.
A delegação volta para a Alemanha na segunda-feira pela manhã. O Hamburgo receberá 826 mil euros (R$ 2,27 milhões) de cota.
Saiba mais
- LIBERADA - Com a entrega do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros e da Licença para Atividade Esportiva pelo Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística da Capital liberou oficialmente a inauguração da Arena.
- RÁDIO GAÚCHA - Emtodo o sábado, repórteres acompanham o deslocamento dos torcedores, com destaque para trânsito e segurança. A partir das 16h, no programa Show de Bola, o repórter Zé Alberto Andrade transmite de dentro do carro a caminho da Arena. O Sábado Esporte, às 18h, com Eduardo Gabardo, já será direto da Arena.
- TVCOM - A TVCOM preparou cobertura completa de nove horas para a inauguração da Arena. A transmissão começa às 16h e vai até a 1h.
- SPORTV - A partir das 21h, no Troca de Passes, repórteres entrarão ao vivo da Arena. Meia hora antes da transmissão da partida, às 22h, haverá um pré-jogo para aquecer os telespectadores. Luiz Carlos Júnior narra, com comentários de Paulo Cesar Vasconcellos.